Após duas semanas de folga no calendário, a Nascar Nationwide Series retoma suas atividades nesta sexta-feira com a sexta etapa da temporada. Apesar de ser sua primeira corrida no oval de 1,5 milha do Texas pela categoria, Nelsinho Piquet está otimista para a prova.
“Fizemos dois dias de testes lá na semana passada e conseguimos acumular boas informações. Isso vai nos permitir começar o trabalho com uma visão bem mais clara do acerto para a prova. Espero nossa diferença para os líderes menor dessa vez”, apontou o piloto.
Na Nascar os testes são bastante restritos, mas as equipes têm duas pistas do calendário para realizar algumas sessões entre os finais de semana de corrida. A Turner Scott Motorsports indicou Texas e Darlington.
Ainda que a corrida de sexta represente a estreia do brasileiro pela Nationwide neste autódromo, ele tem um belo retrospecto no Texas pela Nascar Truck Series. Foram três top-5s e quatro top-10s em cinco provas. O melhor resultado foi o terceiro lugar em novembro do ano passado, corrida em que largou na pole position.
“Os bons resultados no Texas também me deixam confiante. Claro que na Nationwide é muito mais difícil, especialmente com tantos pilotos da Cup competindo. Mas isso só valoriza mais ainda a prova”, acrescentou o dono do Camaro #30, que novamente terá a WORX como patrocinadora principal.
Dos 46 carros inscritos para a prova de 200 voltas (300 milhas), dez serão pilotados por pilotos regulares da Sprint Cup. Alguns destaques são o atual campeão Brad Keselowski, Kevin Harvick, vencedor no Texas na última prova em novembro, Matt Kenseth, com duas vitórias lá, o favorito dos fãs Dale Earnhardt Jr e Kasey Kahne (ambos com uma vitória no circuito), além é claro de Kyle Busch. O dono do carro #18 na elite da Nascar venceu três das últimas quatro corridas da Nationwide neste ano e acumula cinco vitórias no Texas pela categoria.
A programação determina todas as atividades de pista na sexta-feira, com treino livre pela manhã, tomada de tempo no meio da tarde e largada no início da noite (21h30 pelo horário de Brasília, 19h30 no horário local).
A previsão do tempo indica que a temperatura pode cair para 10ºC durante a prova, o que faz o crew chief do #30, Chris Carrier apostar num ritmo de corrida muito forte. “Todos os carros da Turner foram bem nos treinos, então temos condição de fazer uma prova consistente e ganhar mais motivação para a temporada”, diz ele.
Piquet Jr, por sua vez, destaca que os dois dias que passou no Brasil durante a semana também trouxeram uma dose adicional de ânimo para a corrida do Texas. “Viajar para o Brasil num dia e voltar no outro é cansativo, mas com certeza deu para sentir o apoio dos fãs. Ainda tive tempo de subir no pódio numa corrida de kart quarta de noite na Carolina do Norte, antes de voar para Dallas”, afirmou.
O único brasileiro com vitórias na Nascar esteve em São Paulo para apresentação do X Team Mitsubishi, equipe pela qual vai disputar algumas etapas do GRC (Global Rallycross Championship) em 2013. A primeira delas será entre 18 e 21 de abril em Foz do Iguaçu, dentro dos X Games.
Após cinco etapas da Nascar Nationwide Series, Piquet Jr é 14º no campeonato, com 131 pontos. A corrida do Texas será exibida pelo Fox Sports às 22h55 desta sexta.
Por Luis Ferrari
