Nelsinho Piquet briga pelo top 10 Fontana, mas carro perde rendimento no fim

A estreia de Nelsinho Piquet no oval de duas milhas de Fontana ficou abaixo da expectativa do piloto. O brasileiro chegou a brigar pelo top-10 no início da segunda metade da corrida de 150 voltas, mas lutou o dia todo contra um Camaro muito instável e não conseguiu ir além do 16º lugar.

“Foi mais uma corrida complicada”, resumiu o dono do Camaro #30 da Turner Scott Motorsports, que conservou a 14ª posição no campeonato, agora com 131 pontos.

Depois de um treino livre muito ruim na sexta-feira com a equipe perdida para chegar a um setup competitivo, os engenheiros da Turner Scott Motorsports decidiram adotar soluções de ajuste que vinham dando resultado no carro #32, de Kyle Larson. “Foram alterações importantes, de geometria inclusive. Não foi só calibragem de pneu e outros detalhes. Fomos para uma configuração totalmente diferente, mudando muito o ajuste do carro. No final do treino veio um tempo melhor. Mas a verdade é que a gente estava cego para o comportamento do carro em ritmo de corrida nessas condições.”

O chute deu certo para a tomada de tempo.

Nelsinho foi o melhor estreante e o melhor piloto de sua equipe na tomada, realizada na manhã de sábado. Largou em quinto lugar, a melhor posição no grid que ocupou na temporada 2013.

“Mas na corrida logo de início ficou claro que não ia funcionar”, disse o piloto, que, com o carro muito instável, caiu para 15º em quatro voltas.

O primeiro pit-stop foi feito na volta 35, sob bandeira amarela. Pouco depois Piquet Jr reportou pelo rádio uma discreta melhora, mas ainda assim não era possível acompanhar o ritmo dos 15 primeiros e o Camaro #30 oscilava em torno do 18º lugar.

Na volta 46, a equipe voltou a chamar Nelsinho para os pits, para mais combustível e ajustes. Ele era um dos últimos colocados na volta do líder e não teve prejuízo em termos de posições de pista ao fazer sua segunda parada aproveitando a segunda amarela da tarde. Ainda que a maioria dos pilotos tenha permanecido na pista, o Camaro #30 entrou e saiu do box em 18º lugar.

Os ajustes não fizeram qualquer efeito, com o carro permanecendo muito traseiro nas curvas. Então a prova teve uma longa sequência em bandeira verde, forçando uma rodada de pits em ritmo normal de corrida. Foi o momento em que a Turner Scott se destacou.

No volta 82, Piquet Jr entrou nos pits ocupando a sétima posição, encheu o tanque e trocou quatro pneus. Ao voltar para pista, ele estava em 21º lugar.

Entre as voltas 84 e 90 porém, seu carro apresentou um rendimento até então inédito. O brasileiro fez voltas mais rápidas que os líderes e brigava para entrar no top-10 quando nova bandeira amarela interrompeu a corrida na volta 93.

Mais uma paradas nos pits, mais um ajuste, quatro novos pneus e…. O rendimento voltou a cair. “O pior é que não sabemos o que aconteceu para piorar tanto. Não sabemos se foi a pista que mudou nem o motivo de o desempenho ter caído tanto com o carro ficando mais leve. Vamos precisar estudar melhor o que aconteceu e melhorar o planejamento para as próximas etapas”, finalizou o piloto, sem esconder seu desapontamento.

Agora a Nationwide Series tem uma pausa de duas semanas em seu calendário. A próxima etapa do campeonato é dia 12 de abril, no Texas.

Resultado da Royal Purple 300:

1. Kyle Busch

2. Sam Hornish Jr.

3. Regan Smith

4. Parker Kligerman

5. Austin Dillon

6. Kyle Larson

7. Elliott Sadler

8. Brian Scott

9. Trevor Bayne

10. Kevin Swindell

11. Justin Allgaier

12. Alex Bowman

13. Travis Pastrana

14. Joe Nemechek

15. Dakoda Armstrong

16. Nelson Piquet Jr

Por Luís Ferrari



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.