O piloto Miguel Paludo (Duroline) começou a temporada com um resultado consistente para o campeonato, seu principal objetivo antes de iniciar a temporada 2013. Na corrida da noite desta sexta-feira em Daytona, Flórida, o brasileiro recebeu a bandeirada na sétima colocação entre as 36 picapes que largaram hoje.
O piloto da Turner Scott Motorsports se manteve entre os primeiros em praticamente toda a corrida, só perdendo um pouco o contato nas voltas finais. Mas em um trabalho de equipe em conjunto com o atual campeão James Buescher, conseguiu novamente terminar dentro do top-10. Johnny Sauter venceu a corrida.
Com o resultado, Miguel inicia a temporada 2013 da Nascar Truck em sexto no campeonato, já que Kyle Busch, segundo colocado na prova, é ilegível para a série, pois compete na categoria principal (Sprint Cup).
“Conseguimos cumprir nosso objetivo, que era ser cauteloso até as cinco últimas voltas e foi o que fizemos. Trabalhamos muito em equipe aqui em Daytona, especialmente eu e o James (Buescher). Andamos no top-10 boa parte da prova e isso foi essencial para escapar dos acidentes. Até tentei puxar o Ty Dillon na última volta, mas logo veio a bandeirada e não deu. Foi um bom resultado para iniciarmos o campeonato como um dos ponteiros na tabela”, diz Paludo.
A NextEra Energy Resources 250 começou com o gaúcho largando em oitavo. Nas primeiras voltas, Miguel passou para sexto, literalmente empurrando a picape seu companheiro de equipe, James Buescher, pelo superoval de 2,5 milhas. Na volta 10, Paludo continuava avançando e já subia para quarto, sempre escoltando o piloto #31. Via rádio, comentava que o vácuo estava funcionando bem pela linha externa e continuava seguindo seu parceiro. Na volta 19, era o terceiro colocado.
A primeira bandeira amarela foi sacada na volta 26 por causa de detritos do truck #92 de Scott Riggs, que teve problemas de motor. Paludo aproveitou, assim como todo o grid, para parar, trocar pneus (somente dois) e completar o combustível. O gaúcho de Nova Prata retornou na 13ª posição.
A relargada veio na volta 30, quando Miguel novamente começou a escalar o pelotão, já se encontrando em décimo na volta seguinte.
Neste segundo stint, Miguel passou a usar a parte interna da pista, seguindo a maior fila do pelotão dianteiro. Na volta 50, a metade exata da prova, Miguel continuava pelo lado interno, só que já na sétima posição.
Na sequência, um ‘big one’ envolvendo vários carros na volta 54 (curva 3) interrompeu a prova com uma bandeira amarela pela segunda vez. O acidente foi logo atrás de Paludo, mas nada aconteceu ao brasileiro. Os vários detritos na pista fizeram a prova ser interrompida por várias voltas.
Miguel aproveitou essa longa parada para trocar seus quatro pneus e completar o combustível. Ajustes não foram necessários, já que ele continuava comentando com a equipe que sua Silverado estava bem estável.
Relargando na volta 60, Miguel partia de quinto, forçando para ganhar mais posições à frente. Duas voltas depois, Jason White rodava absolutamente sozinho, tocando no muro e provocando a terceira amarela da prova. Paludo aproveitou para completar seu tanque para ir até o fim sem mais paradas.
A verde apareceu novamente na volta 67, com Miguel em 12º. Dez passagens depois, Paludo era o oitavo. Com 20 para o fim, o motor da picape #10 de Jennifer Jo Cobb apresentava problemas, provocando a quarta bandeira amarela da etapa.
Chegando ao fim, a corrida começava a ficar mais nervosa, com alguns toques e filas de três sendo formadas. A relargada se deu a 18 do fim, com Miguel na linha de cima, assim como estava no começo da prova.
Encaixotado, Miguel ficou sem espaço e perdeu várias posições, indo para 20º com dez voltas para o término. Só que na volta seguinte, junto com seus companheiros de Turner Scott Motorsports Ryan Truex e James Buescher, seguiu na linha externa e conseguiu muitas ultrapassagens. Todavia, instantes depois, o pneu da Chevrolet de Truex não aguentou, estourando e provocando a quinta bandeira amarela. Cinco picapes foram envolvidas no incidente. Miguel, no momento, era o 11º no momento.
A verde veio com cinco voltas para o fim. Paludo pulou para sétimo e escalava o pelotão por dentro quando Jeff Agnew perdia o controle e batia, encerrando a prova em bandeira amarela. Johnny Sauter venceu a corrida.
A próxima etapa da Nascar Truck Series se dará no Martinsville Speedway, Martinsville, prova disputada somente no dia 6 de abril no oval de 0,526 milhas do estado da Virgínia. O site www.miguelpaludo.com.br traz mais informações, fotos e vídeos das corridas de Paludo. Para acompanhar notícias em tempo real, siga no twitter @miguelpaludo (o oficial do piloto).
Resultado da NextEra ENergy 250, Daytona (1/22)
Dez primeiros colocados:
1º) Johnny Sauter, 100 voltas
2º) Kyle Busch, a 0s430
3º) Ron Hornaday Jr, a 1s021
4º) Justin Lofton, a 2s259
5º) Jeb Burton, a 2s555
6º) Ty Dillon, a 2s693
7º) Miguel Paludo, a 3s494
8º) Ryan Blaney, a 3s662
9º) Matt Crafton, a 4s266
10º) Ryan Sieg, a 3s823
