Após duas poles consecutivas na Nascar Truck Series, Nelsinho Piquet manteve a boa fase no único treino livre da categoria no oval de 1,5 milha de Homestead. Líder do ranking de poles da categoria em 2012, o brasileiro foi o mais rápido da sessão, cravando 32s216 em seu melhor giro.
“Estávamos um pouco perdidos no começo do treino, o que mudou nossa programação. O plano inicialmente era andar pouco, fazer a simulação da tomada logo no começo e economizar pneus para o resto do dia. Mas acabou se mostrando uma ideia prematura”, relatou o primeiro (e único) piloto do país a conquistar vitórias nas séries nacionais da Nascar.
Com o desenrolar do treino porém, o dono da picape #30 identificou a melhor linha na pista e foi capaz de mais uma vez encerrar a sessão na liderança.
“Depois de ano sem vir para Homestead, demorou um pouco para entender a pista de melhor maneira. Aí acabamos usando um jogo de pneu inteiro e trocando outro no final, para a volta rápida. Melhoramos muito do início para o final e deu para fazer outra volta boa”, contou Piquet Jr.
“Temos chances de mais uma pole”, acrescentou, otimista para a tomada, marcada para 19h30 de hoje (pelo horário de Brasília).
Ele será o último piloto a entrar na pista para a tomada. E pode assegurar o troféu pelo maior número de poles antes mesmo de ir para a pista.
Se os trucks #3 ou #22 não estiverem no topo da tabela de tempos quando o brasileiro for para a pista, Nelsinho automaticamente será o primeiro estrangeiro da história da Nascar a fechar uma temporada com o “Pole Award”.
Com as duas poles consecutivas nas últimas duas etapas da temporada (Texas e Phoenix), Nelsinho saltou a quatro no ano isolando-se na liderança do ranking. Anteriormente, o dono da picape #30 tinha sido pole nas etapas do campeonato em Rockingham e Pocono.
Pilotos da RCR, Ty Dillon (#3) e Joey Coulter (#22) têm três poles cada um e precisam do melhor tempo na tomada em Miami para igualar a marca do brasileiro e então superá-lo no critério de desempate (pontuação na temporada).
O brasileiro acrescenta que está otimista também em relação ao ajuste para a corrida, que tem largada prevista para 23h. Ele se disse satisfeito com o comportamento da picape tanto com pneus mais desgastados quanto no meio do tráfego.
Neste final de semana, a equipe Turner preparou para o brasileiro o chassi TMS-222. É o mesmo que equipou a picape de Piquet Jr em sua segunda vitória na categoria, em Las Vegas no dia 29 de setembro.