Em uma das corridas acidentadas da temporada da Nascar Truck Series, o gaúcho Miguel Paludo terminou a Lucas Oil 150, no Phoenix International Raceway, Arizona, Estados Unidos, na 14ª colocação, mesmo após ser atingido em uma das batidas e ter que fazer várias paradas no box para reparos.
Com a posição, Miguel se manteve em décimo no campeonato, ficando próximo de cumprir uma de suas metas do ano, que era terminar o campeonato da Nascar Truck Series dentro do top-10. Última prova do ano será nesta próxima sexta-feira em Miami, Flórida.
“A corrida deste final de semana foi muito acidentada, com nove bandeiras amarelas e uma vermelha. Infelizmente, em um desses acidentes, acabou sobrando para mim, já que fui acertado na parte dianteira direita de minha picape e também na parte traseira, de um piloto que não freou a tempo. Tive que parar nos boxes várias vezes, mas a equipe fez um grande trabalho de recuperação, não me fazendo perder muitas posições. Em virtude disso, a 14ª colocação foi tudo o que conseguimos como saldo positivo e nos manter no top-10 do campeonato”, disse Miguel Paludo, que agora soma 629 pontos na temporada, 148 pontos a menos do que o líder James Buescher, que teve uma prova complicada no tri-oval de 1 milha do oval encravada no deserto.
Largando em 15º, Miguel Paludo começou a prova muito bem, ganhando quatro posições nas quatro primeiras voltas, indo para a 11ª posição. Voltas depois, Miguel continuava sua escalada e na volta 20 já era o décimo colocado.
Após o primeiro momento, Miguel perdeu um pouco de rendimento, dizendo que a picape estava um pouco presa nas curvas. Paludo se encontrava em 13º quando Jeff Choquette se chocou com certa violência no muro após ter um pneu furado.
Em sua parada, Miguel teve que fazer duas paradas nos boxes para troca dos quatro pneus, reabastecimento e ajustes nas barras, caindo posições e relargando de trás no pelotão, na 22ª colocação. Só que após poucas voltas, John King achou o muro, provocando a segunda amarela.
Relargando na 48ª volta, Miguel era o 19º colocado quando Jason White rodou sozinho e coletou Todd Bodine. Melhor para o gaúcho da Turner Motorsports, que foi para 17ª posição após a terceira amarela praticamente seguida. Neste momento, o piloto do #32 relatava via rádio que seu truck estava ótimo após as mudanças.
Com a verde sendo sacada na volta 54, novamente mais uma confusão limava alguns pilotos da prova, como Parker Klingerman e Ryan Blaney ainda na relargada. Com a quarta amarela, Paludo subia mais posições, ocupando agora a 14ª posição.
Na relargada, Johnny Sauter, Nelson Piquet, Ron Hornaday se enroscaram, sobrando um toque lateral em Miguel Paludo, que também recebeu uma batida na parte traseira da picape. Por isso, o gaúcho teve que visitar os boxes para consertos durante essa quinta bandeira amarela seguida.
Relargando na volta 74, a sexta amarela foi rapidamente sacada após a rodada de Cale Gale. Miguel era o 16º colocado no momento em que a prova chegava a sua metade. Miguel aproveitou para fazer sua parada, trocando somente dois pneus pulava para uma boa oitava colocação.
Com 65 voltas para o fim, Miguel perdeu algumas posições, caindo para a 13ª colocação. 15 passagens depois, com 50 voltas para o fim, a sétima amarela saiu após uma rodada simples de Mike Harmon.
Em 19º, Miguel relargava com 40 voltas para o fim. Só que na hora da bandeira verde, Brendan Gaugham, German Quiroga e Ty Dillon se envolviam em um acidente, que provocou a oitava bandeira amarela, que logo depois se transformou em uma vermelha, tamanho os detritos na pista.
Após 15 minutos de prova parada, os pilotos retornaram em amarela após a limpeza da pista. Com 36 voltas para o fim, a verde foi sacada com Paludo em 16º. Já com 20 para o final, Miguel subia para a 13ª posição, mas perdia uma até o fim da corrida, indo para 14º, posição que se manteve até o fim da corrida.
“Agora é nos focar para desempenhar um bom papel na última corrida do ano para fechar o campeonato com destaque, como foi na primeira prova em Daytona”, diz Paludo, que fez a pole na abertura da temporada.
A 22ª e última etapa da Nascar Truck Series será a Ford EcoBoost 200, no Homestead-Miami Speedway, dia 16 de novembro, próxima sexta-feira. O site www.miguelpaludo.com.br traz mais informações, fotos e vídeos das corridas de Paludo. Para acompanhar notícias em tempo real, siga no twitter @miguelpaludo (o oficial do piloto).