Apesar de lutar com uma picape instável durante as 200 voltas da corrida, Nelsinho Piquet manteve a escrita de terminar a corrida entre os dez melhores sempre que conseguiu chegar ao final das competições em 2012. O brasileiro foi o nono colocado na etapa de Iowa, encerrada na madruga deste domingo.
Com o resultado, Piquet Jr acumulou mais 35 pontos no campeonato e foi a 284, conservando a nona colocação. Na temporada 2012, o piloto do Chevrolet Silverado #30 da equipe Turner Motorsports agora tem seis top-10s -nas outras três provas do ano ele foi envolvido em acidentes e não chegou a receber a bandeira quadriculada.
A etapa de Iowa marcou ainda a quarta vez em nove etapas em que o brasileiro largou na primeira fila -ele novamente cravou a “outside pole”, como é conhecida na Nascar a segunda posição no grid.
“Foi muito difícil. O comportamento da picape na corrida estava complicado. O truck estava muito traseiro e fui obrigado a assumir alguns riscos além do que desejava para permanecer entre os dez primeiros. Foi uma corrida perigosa para mim. Ao menos conseguimos trazer para casa outro top-10. Mas minha sensação é de desapontamento”, avaliou o piloto.
Largando por fora, Nelsinho não conseguiu conservar a segunda posição. Mas permaneceu entre os cinco primeiros durante as primeiras 50 das 200 voltas.
No giro 51, Chris Carrier, chefe de mecânicos do truck #30 chamou o brasileiro para o primeiro pit-stop, aproveitando uma bandeira amarela. Com quatro pneus novos e o tanque cheio, Piquet Jr retornou para a pista na quinta posição.
A relargada foi complicada. Com pneus frios, o truck #30 balançava demais nos bumps da pista de 0,875 milha, e Nelsinho mais de uma vez foi obrigado a aliviar na aceleração para evitar contato com o muro.
A prova então teve um longo período sob bandeira verde, o que permitiu uma recuperação. Nelsinho fazia tempos de voltas melhores que os dos líderes na altura do giro 100, quando vinha em sexto lugar.
Ele estava colado no top-5 quando nova bandeira amarela interrompeu a corrida na volta 136. Após sua segunda passagem pelos pits, o brasileiro relargou em quinto e, mais uma vez, enfrentou dificuldades com a caminhonete muito traseira com pneus frios. Caiu para décima posição nas voltas seguintes.
“Daí para frente foi tentar sobreviver na pista e brigar para controlar o truck. No fim ainda tive a oportunidade de atacar o #29 a cinco voltas do fim e consegui uma ultrapassagem meio inesperada, para terminar em nono”, resumiu Nelsinho.
A próxima etapa da Nascar Truck Series será no dia 21 de julho, em Chicago. No ano passado, Piquet Jr. foi o terceiro colocado no Chicagoland Speedway.