Por Nascar Brasil
Líder do campeonato. Piloto com mais vitórias em 2011. Este é Kyle Busch, que venceu com maestria a prova de Michigan.
Greg Biffle largou na ponta e se manteve lá na primeira parte da prova. Foi quem mais liderou, 86 voltas no total. Brad Keselowski fez excelente largada, pulando de 6º pra 3º. A primeira bandeira amarela veio na volta 29, por detritos. Todos vão aos boxes e Greg Biffle volta na frente. Na parada, Kevin Harvick que vinha fazendo excelente corrida de recuperação, tem problemas, uma porca não fica devidamente ajustada, obrigando-o a fazer nova parada. Jimmie Johnson também teve problemas e teve que fazer 2 paradas. Ambos voltaram nas ultimas posições.
Na relargada, Biffle mantêm a ponta e abre e mais atrás, Jeff Gordon vai voando conquistando posições. Ultrapassa Dale Jr, Kasey Kahne e Kurt Busch assume a 3ª posição. Na volta 51, a primeira troca de liderança, Matt Kenseth consegue ultrapassar Greg Biffle. Na volta 52, Bobby Labonte roda sozinho e fica lento na pista, provocando a 2ª bandeira amarela. Novamente todos vão pros pits e Mark Martin arrisca, troca apenas 2 pneus e volta na frente com Greg Biffle em 2º. Na relargada na volta 57, Greg Biffle reassume a ponta e abre. Enquanto isso, Jimmie Johnson que chegou a andar em 35º por conta dos problemas nos pits, já estava em 10º. E Kyle Busch que estava apagado no top-15 no começo, aparece em 4º.
Kyle Busch era o mais rápido na pista e em poucas voltas chegou em Mark Martin e assumiu a 2ª posição na volta 76. A diferença para Biffle era grande e antes que ele chegasse, começaram os pits em bandeira verde. Jimmie Johnson para muito mal nos pits e perde tempo. Após ciclarem as paradas, na volta 95, Biffle reassumiu a ponta, com Kyle Busch colado nele. Volta brigando pela 10ª posição.
Na metade da prova, Kyle Busch assume a liderança mas logo em seguida, na volta 102 uma amarela por detritos é agitada. Kasey Kahne, Matt Kenseth e Jeff Gordon arriscam e trocam apenas 2 pneus, voltando na frente. Greg Biffle e Kyle busch trocam 4 e relargam lá atrás, em 11º e 18º respectivamente.
Na relargada, na volta 107 Matt Kenseth passa Kasey Kahne e assume a liderança. Kahne também perde posições pra Jeff Gordon e Kurt Busch. Na volta 114, Jeff Gordon assume a ponta. Jimmie Johnson que tinha perdido tempo nos primeiros pits, se recupera e na volta 116 assume a 3ª posição. Matt kenseth retoma a liderança da prova na volta 124 e abre. Kyle Busch que vinha se recuperando, assume a 2ª posição na volta 140. Começam os pits em bandeira verde novamente e Busch perde a 2ª posição pra Gordon. Jeff Gordon chega a perder a posição pra kyle Busch mas se recupera e por baixo passa não só Kyle como também Kenseth e assume a liderança novamente na volta 144. Kyle Busch estava muito rápido e logo ultrapassou Kenseth pela 2ª posição. Estava brigando pela ponta com Gordon quando a sorte esteve ao lado de Jimmie Johnson. O campeão estava nos boxes quando uma amarela por detritos foi agitada faltando 33 voltas pro final. Ele consegue sair na frente e com todos indo aos pits durante a amarela, assumiu a ponta.
Na relargada faltando 27 voltas pro final, Jimmie Johnson manteve a liderança e estava abrindo para Matt Kenseth, 2º colocado. A vitória parecia ter caído no colo do campeão. Mas na Nascar corrida só acaba na última volta. Ou melhor, na prorrogação. Kyle Busch ultrapassou Matt kenseth e foi à caça da liderança. Assumiu a ponta faltando 12 voltas pro final, depois de uma bela briga com Jimmie Johnson. Kurt Busch ainda provocou uma amarela faltando 4 voltas pro final, depois de perder o controle do carro e ir direto no muro – provavelmente por um pneu furado. Na relargada G-W-C, Kyle não deu chance pro pentacampeão e venceu a prova em Michigan deixando Jimmie Johnson em segundo! Brad Keselowski, Mark Martin e Ryan Newman completaram o top-5.