Por NASCAR Brasil
Faltando sete provas para o fim da fase de classificação, a Nascar viu neste Domingo um resultado que vai interferir diretamente na lista de classificados para o Chase. Ryan Newman, que estava no limite dos que se classificam e os dos que ficam fora, venceu e além de subir para oitavo na classificação, ganhou um ponto no critério de desempate das duas últimas vagas que é ter uma vitória. Ele dominou boa parte da prova, liderando 119 das 301 voltas da corrida e venceu com méritos.
Na largada Ryan Newman manteve a ponta seguido de Tony Stewart e Kurt Busch, mas logo na volta seguinte o 22 tirou a posição de Stewart. Duas voltas depois, no entanto, tomou o troco e enquanto os dois brigavam, Ryan Newman começou a desgarrar na ponta. Mas Tony Stewart foi atrás dele e fez a ultrapassagem, assumindo a liderança da prova. Na volta 25, Jimmie Johnson tocou em Kyle Busch que precisou de muita perícia para segurar o carro. Daí a primeira bandeira amarela aconteceu devido a detritos na pista. Os pilotos pararam nos pits e na saída a liderança era de Ryan Newman com Brad Keselowski em segundo, Kurt Busch em terceiro e Tony Stewart em quarto.
Bandeira verde na volta 35 com Jamie McMurray, que não parou nos pits, estava na liderança. Mas na volta 39 ele foi superado por Ryan Newman e Kurt Busch. Na 41, o Buschão assumiu a liderança. Na volta 59, Kyle Busch bateu no muro depois de um pneu furado e provocou nova bandeira amarela. Os pilotos foram para os pits e na saída a ordem era Ryan Newman e Tony Stewart. Relargada na volta 65 e Mark Martin, que não parou, estava na ponta, mas foi logo superado por Ryan Newman. Na volta 99 aconteceu mais uma amarela por detritos e novamente todos os pilotos pararam nos pits. Na volta a pista a ordem era Ryan Newman, Tony Stewart e Kasey Kahne.
Relargada na volta 105 e Jimmie Johnson, que ficou na pista, manteve a primeira colocação. Depois de uma bela briga, Kasey Kahne o superou e assumiu a ponta da prova. Jimmie Johnson foi o primeiro a parar com bandeira verde na volta 132, por não ter parado antes. Na volta 137 Brad Keselowski bateu no muro por causa de um pneu furado e provocou nova bandeira amarela. Relargada na volta 150 e Kurt Busch sustentou a primeira colocação. Jeff Gordon, com problemas na bateria, parou nos pits e acabou perdendo uma volta. Na volta 161 a amarela foi novamente acionada por causa de problemas com David Stremme.
Nova relargada na volta 169 e o Buschão manteve a ponta mais uma vez enquanto Carl Edwards e Brian Vickers duelavam pela segunda colocação. Mas logo aconteceu outra amarela depois que Denny Hamlin rodou e Andy Lally que vinha atrás acabou rodando também. Mais uma relargada na volta 173 com o 22 na primeira colocação. Onze voltas depois e a prova voltou a ser interrompida depois que Mark Martin rodou. Novo recomeço na 189 e desta vez Kurt Busch foi bem atacado por Carl Edwards, mas o 99 acabou sendo superado por Tony Stewart. O 14 foi para cima do Buschão e conseguiu a ultrapassagem, voltando para a primeira colocação.
Na volta 205 Carl Edwards também superou Kurt Busch pela segunda colocação. Na volta 216, por detritos na pista, outra amarela foi mostrada. Os pilotos pararam nos pits e Carl Edwards voltou na liderança. Jimmie Johnson teve que voltar aos pits por causa de uma porca que faltou e com isto perdeu várias posições na pista. Na relargada, Marcos Ambrose, que não parou, manteve a ponta com Joey Logano em segundo. E mais uma amarela aconteceu depois que os dois pilotos da Red Bull bateram: Kasey Kahne tocou em Brian Vickers. Na 230 teve nova relargada com Ryan Newman na ponta, já que Ambrose parou na amarela.
Mais uma bandeira amarela na volta 240 depois que Jimmie Johnson tocou nele. Desta vez foi Dale Jr. que teve problemas nos pits e foi punido: o mecânico caiu tropeçando na roda. Na volta 245 a prova recomeçou novamente e Ryan Newman manteve a primeira colocação pressionado por Kurt Busch. Carl Edwards chegou nos dois na briga pela primeira colocação. Na volta 284 Tony Stewart passou Jeff Gordon pela quarta colocação, mas tomou o troco. Faltando oito voltas para o fim Stewart superou Hamlin pela segunda colocação. Regan Smith com pane seca, se arrastou para os pits. No fim, o drama do combustível tomava conta da prova, mas Ryan Newman conseguiu chegar até o fim e confirmou a vitória com Tony Stewart na segunda colocação.