Matt Kenseth volta a vencer após 2 anos na Sprint Cup

Por Nascar Brasil

Matt Kenseth venceu a prova do Texas da Sprint Cup após longos dois anos e 75 corridas de maneira incontestável. Aproveitando do excelente rendimento dos carros da Ford nesta pista, ele liderou 169 voltas e conseguiu durante seguidas sessões em bandeira verde andar sempre como o mais rápido da pista. Alias, as poucas bandeiras amarelas, 5 em um total de 25 voltas, ajudaram o piloto da Roush Fenway Racing no final.

Logo na volta 9, Tony Raines quebra e causa a primeira bandeira amarela. Muita agitação nos pits, com Tony Stewart tocando em Dave Blaney e Kevin Harvick quase atropelando um mecânico, perdendo tempo e posições. A relargada aconteceu na volta 15. Kurt Busch e Brad Keselowski ficaram na pista, e com isso, mantiveram a ponta. Kenseth voltou mais rápido depois da primeira parada, e passou Kurt Busch no giro 31 e pressionou muito Keselowski durante várias voltas, mas não conseguiu a ultrapassagem. No 46° giro, bandeira amarela após pancada de David Gilliland no muro.

Nas paradas, os carros da Roush voltaram as primeiras posições, com Matt Kenseth, Greg Biffle e David Regan. Enquanto isso, mais atrás, nova confusão nos pits envolvendo Joey Logano e David Reutimann, na frente de Harvick, que perdeu mais um tempo precioso nos pits Na volta 55, a bandeira verde voltou e foi a vez de Biffle assumir a ponta. Mas não por muito tempo, pois Kenseth voltou a andar forte e na volta 60 conseguiu voltar para a liderança.

Sem nenhum problema na pista, começaram as paradas nos pits em bandeira verde na volta 94, que não alteraram as duas primeiras posições, que mantiveram entre Kenseth e Ragan, com Clint Bowyer subindo para o 3° lugar.

Na volta 114, um estouro de pneu no carro 32 de Ken Schrader causou a terceira bandeira amarela. Foi a deixa para todos os pilotos entrarem nos pits novamente. Dessa vez, a equipe Penske optou por entrar nos boxes juntos com os demais, mas trocaram apenas 2 pneus. Com isso, Kurt Busch e Brad Keselowski pularam para ponta, seguido de Kenseth e Denny Hamlin, que também optou por trocar apenas 2 pneus.

Bandeira verde acionada novamente na volta 120, e Kurt Busch disparou na frente, mas Kenseth logo foi para cima para retomar o posto que lhe pertencia. David Ragan e Kyle Busch também passaram por Kurt, que depois veio perder mais posições por conta do rendimento dos pneus.

Durante periodo em bandeira verde antes da parada nos pits, Clint Bowyer começou a crescer e passou Ragan e Busch para o segundo lugar, e começou a perseguir Kenseth, que manteve 4 segundos de vantagem para o piloto da Richard Childress Racing, mesmo após parada em bandeira verde.

Mas sem bandeiras amarelas, o domínio de Kenseth ficou absoluto, abrindo mais de 8 segundos de vantagem para o segundo colocado Bowyer.

Faltando 125 voltas para o fim, finalmente a bandeira amarela apareceu após quase 100 voltas sobre bandeira verde. Depois de um breve recomeço, com Bowyer tomando a ponta de Kenseth, Kevin Harvick deu um toquinho em Martin Truex Jr, que acabou no muro e levando pancada de Mark Martin e Regan Smith. Nova amarela que durou várias voltas, até que a relargada foi dada faltando 113 voltas para o fim.

Bowyer se manteve na frente, resistindo bravamente a pressão de Kenseth nas voltas iniciais e abrindo depois uma certa folga. Que foi totalmente perdida com um erro em uma ultrapassagem em cima de Brian Vickers, que fez o piloto do #33 perder velocidade e ser ultrapassado por Kenseth.

Logo em seguida, mais uma sessão de paradas em bandeira verde aconteceu e Kenseth foi novamente o primeiro a parar, fazendo com que os demais entrassem, exceto Kurt Busch e Tony Stewart, que tentaram alongar ao máximo a parada mudando a estratégia em relação aos lideres da prova. Busch parou na volta 270, enquanto Stewart alongou bem mais a parada. Porem foi rápida demais na entrada e teve que pagar um Drive Through, eliminando as chances de um bom resultado na prova.

Com isso, Kenseth manteve o ritmo e entrou para fazer a parada faltando 40 para o fim, fazendo com que Kurt Busch voltasse a liderar em seu ritmo diferente. E durante 24 voltas, Kurt Busch se sustentou na ponta com um ritmo diferente de volta, mas parou faltando 14 e deixou a liderança para Kenseth, que segurou ela até o final.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.