Por Nascar Brasil
Foi disputada neste Domingo em Fontana a quinta etapa da temporada 2011 da Nascar Sprint Cup e Kevin Harvick venceu de forma fantástica. Ele liderou apenas uma volta na prova, a última, depois de tirar Jimmie Johnson da frente dele com um bump-and-go. Kyle Busch dominou a prova inteira, liderando 151 voltas das 200 da prova, mas perdeu ritmo no fim e deixou a briga para Harvick e Johnson.
Na largada da prova Juan Pablo Montoya manteve a ponta e atrás dele uma bela briga de três carros pela segunda posição: Kyle Busch, Denny Hamlin e Regan Smith. Trevor Bayne acabou esfolando no muro no começo, mas continuou e a amarela não foi necessária. Na oitava volta Denny Hamlin passou Montoya pela primeira posição. Kyle Busch também superou o colombiano, instituindo uma dobradinha da equipe Gibbs.
Na volta 20 Kyle Busch chegou em Hamlin, colocou de lado para efetuar a ultrapassagem, mas acabou perdendo um pouco o carro e voltou para segunda posição. Três voltas depois e ele foi novamente para o ataque e daí sim, executou com perfeição a manobra e foi para a liderança. Na volta 32 começaram as paradas nos pits com bandeira verde.
Truex Jr. voltou para a pista muito bem depois do pitstop e depois de ganhar várias posições, chegou a ser segundo. Na volta 65 começaram novamente as paradas com bandeira verde com AJ Allmendinger puxando a fila. Jeff Burton, que estava em sexto, excedeu o limite de velocidade nos pits e teve que parar nos pits para pagar a punição. Bandeira amarela na volta 75 por causa de detritos na pista.
Estratégias diferentes de paradas: Tony Stewart ficou na pista, Ryan Newman e Mark Martin trocaram só dois pneus e voltaram a frente de Kyle Busch. Bandeira verde na volta 80 e Ryan Newman assumiu a liderança. Denny Hamlin com problemas no carro ficou lento na pista. Tony Stewart passou Ryan Newman e Kyle Busch e assumiu a liderança da prova. Na volta 94 o Buschinho voltou para a ponta da prova.
David Gilliland, com pneu furado, se arrastou até os pits e provocou nova bandeira amarela. Os pilotos foram para os pits e na saída a ordem era Kyle Busch e Brian Vickers. A prova recomeçou na volta 106 e Kyle Busch sustentou a primeira posição. Faltando 62 para o fim recomeçaram as paradas com bandeira verde e Kyle Busch foi um dos primeiros a ir para os pits.
Faltando 33 voltas para o fim começaram novamente as paradas com bandeira verde e Matt Kenseth foi o primeiro a parar. Na volta 169 Andy Lally rodou na pista e provocou a bandeira amarela. Relargada na volta 174 e Kyle Busch manteve a ponta com Tony Stewart em segundo e Jimmie Johnson em terceiro. E faltando 16 voltas para o fim Bobby Labonte bateu no muro e provocou uma bandeira amarela.
Os lideres não arriscaram parar no pits, mas pilotos do pelotão intermediário foram para os pits. Relargada na volta 191 e Kyle Busch sustentou a ponta pressionado por Jimmie Johnson. Tony Stewart não se deu bem e foi ficando para trás depois da largada. Jimmie Johnson e Kevin Harvick foram se aproximando de Kyle Busch e nas últimas voltas superaram o 18 e partiram os dois para a decisão. Na última volta, Harvick que vinha atrás deu toques na traseira de Johnson para desestabilizá-lo e com isto venceu a corrida no melhor estilo Nascar de ser.