Por Reid Spencer
Uma aliança técnica anunciada nesta quarta-feira entre JTG-Daugherty Racing, Michael Waltrip Racing e Toyota Racing Development colocará o piloto Marcos Ambrose no volante de uma Toyota na NASCAR Sprint Cup Series no próximo ano.
A JTG-Daugherty – de Tad e Jodi Geschickter e Brad Daugherty – tem focado seus esforços na Nationwide Series, mas a equipe irá alinhar a Toyota #47 para Ambrose na Cup Series no próximo ano. A aliança com a MWR ajuda tornar possível o passo à divisão.
Sob o acordo, JTG-Daugherty operará sua equipe na Cup da base da Waltrip, em Cornelius, N.C. MWR irá fabricar o chassi para Ambrose, juntamente com a ajuda engenheira, mecânica e técnica. JTG-Daugherty terá seus motores da TRD.
“Nós estamos extremamente animados que a Toyota escolheu nos ajudar a caminho da Sprint Cup Series.”, disse Tad Geschickter nesta quarta-feira através de um comunicado enviado pela equipe. “Seu conhecimento engenheiro e compromisso com a excelência é a certeza de que desenvolveremos uma equipe competitiva na Cup.”
Frank Kerr continuará como mecânico-chefe para Ambrose, que terminou em 3º em Watkins Glen como melhor resultado em suas sete largadas na Cup nesta temporada. Ambrose também conquistou sua primeira vitória na Nationwide em Glen e é 10º na classificação da Nationwide após 30 etapas.
Waltrip disse que a nova aliança não muda sua intenção de alinhar seus três carros no próximo ano – para ele, David Reutimann e Michael McDowell. Apesar de McDowell estar fora da corrida de Talladega, no próximo domingo, com Kenny Wallace tomando seu lugar, Waltrip diz que o piloto do Camry #00 ainda faz parte dos planos da equipe.
“Isto não muda nada os nossos planos originais, como nossa equipe de vendas trabalhando duro para assegurar patrocínio para outro carro na Cup.”, disse Waltrip. “E estes planos atualmente incluem McDowell. Esta é a mesma posição que estávamos antes da aliança com a JTG-Daugherty ser formada.”
Waltrip disse que a recente melhora no desempenho de sua equipe ajudou a agilizar a aliança. Os três melhores resultados de Waltrip neste ano, incluindo um 2º em New Hampshire, foram todos nas últimas 13 etapas. Reutimann terminou no top 20 seis vezes nas últimas sete provas – incluindo a nona posição em Fontana e Richmond.
“A aliança com Tad, Jodi e Brad aconteceu porque a MWR tem mostrado através dos últimos meses que podemos ser competitivos.”, disse Waltrip. “Isto permite que a MWR mantenha os seus três carros no grid. Nós continuamos investindo em nosso desenvolvimento, e esta aliança ajuda a manter o momento que nós estamos em nossa fabricação e departamento de engenharia durante este verão.
“Nós queríamos ajudar Tad e Brad em sua transição para a NASCAR Sprint Cup. Se alguém pode identificar as dificuldades de iniciar uma equipe, este alguém sou eu. Tendo a JTG-Daugherty operando em nossa base ajuda nosso desenvolvimento. Então este é um daqueles clássicos exemplos de ganho para todos envolvidos, principalmente para os empregados da JTG-Daugherty e MWR.”