Por Thiago Alves
Em corrida muito disputada realizada no último sábado, na pista de Richmond , Clint Bowler obteve sua primeira vitória na divisão máxima da Nascar. O piloto da equipe Richard Childress Racing conseguiu seu triunfo nas últimas voltas da prova, ao assumir a liderança após um toque entre Dale Earnhardt Jr. e Kyle Bush.
Entretanto, se alguém merece destaque na corrida, esse alguém é Danny Hamlin. Hamlim fez a pole position e liderou mais de 370 das 400 voltas previstas. Porém, faltando 18 voltas para o final , o piloto do carro número 11 perdeu rendimento e foi superado por diversos pilotos, até provocar uma bandeira amarela com o estouro de seu pneu. Danny Hamlin terminou a prova na 24ª posição.
Acidentes não faltaram na prova de Richmond. Foram 12 bandeiras amarelas, com destaque a duas delas. Na volta 231, um “pile” (acidente com vários carros envolvidos) interrompeu a corrida por 30 minutos. Após um toque entre Carl Edwards e J.J.Yelley, Patrick Carpentier tentou desviar, mas perdeu o controle de seu carro, bateu no muro interno e voltou a pista de encontro aos outros carros, em acidente semelhante com o que vitimou Rafael Sperafico na Stock Car. Dessa vez, Carpentier teve muita sorte , assim como os outros 10 pilotos acidentados, e ninguém se machucou.
Outro acidente de destaque foi o resultado da disputa entre Dale Earnhardt Jr. e Kyle Bush. Após assumir a liderança com o problema no carro de Danny Hamlin, Dale Jr. liderava a prova ,mas a 2 voltas para o final, foi surpreendido com o ataque de Kyle Bush. Ao contornar a curva 3, Dale tentou fechar a porta, mas Bush não tirou o carro da disputa, ocasionando o toque. Na batida, Earnhardt Jr. levou a pior e teve que fazer um pit stop para arrumar a traseira de seu carro.
Clint Bowler beneficiou-se desses acidentes e, mesmo largando na 33ª posição no grid de largada, assumiu a ponta da prova.
Como a organização da Nascar evita o encerramento das corridas em bandeira amarela, Bowler teve que aguardar algumas voltas em bandeira amarela, para relargar com 2 voltas para o final. Sem sustos, Bowler conduziu seu carro para a vitória, seguido por Kyle Bush, Mark Martin, Tony Stewart e Martin Truex Jr., completando o “Top-5”.
Apesar do segundo lugar na prova, Kyle Bush assumiu a liderança do campeonato, com 1495 pontos, 18 a frente do agora segundo colocado, Jeff Burton.
A próxima etapa da Nascar será realizada no próximo sábado, 10 de maio, no tradicional circuito de Darlington.