Michael Masi, ex-diretor de provas da Fórmula 1, acertou um novo passo em sua carreira no automobilismo após ser demitido da FIA, depois da temporada 2021. O australiano foi anunciado como novo diretor de eventos do Repco NextGen NZ Championship, competição baseada na Nova Zelândia que reúne diversas categorias nacionais.
Masi ocupou o cargo de diretor de provas da F1 entre 2019 e 2021, após a morte repentina de Charlie Whiting. Sua demissão ocorreu após o GP de Abu Dhabi de 2021, marcado por sua decisão errada para a relargada após o safety car na última volta, que acabou definindo o título a favor de Max Verstappen.
Desde então, o dirigente de 47 anos vinha atuando em projetos em seu país natal e, agora, passa a liderar os oficiais de prova em campeonatos neozelandeses, incluindo a Fórmula Regional Oceania Championship. A categoria já revelou nomes como Lando Norris, Liam Lawson e Arvid Lindblad.
“A Nova Zelândia tem uma herança rica e orgulhosa no esporte”, afirmou Masi. “Estou muito ansioso para trabalhar em parceria e apoiar a MotorSport New Zealand, a Toyota New Zealand e o Repco NextGen NZ Championship, para continuar construindo e desenvolvendo a melhoria contínua do esporte para todos os participantes e stakeholders”, disse ele.

Fora dirigir os eventos, Masi também irá colaborar diretamente com a MotorSport New Zealand. Segundo a organização do NextGen Championship, sua função será ‘observar as regras, regulamentos e processos operacionais do esporte em ação e fornecer recomendações especializadas para garantir que permaneçam como melhores práticas e adequados ao seu propósito’.
A atuação de Masi na Fórmula Regional Oceania marca seu primeiro retorno a uma competição de monopostos desde sua saída da Fórmula 1.
