Carreira e Navarro dividem a liderança

A Confederação Brasileira de Automobilismo realizou neste sábado (7 de agosto) em Interlagos, a primeira etapa do novo Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos. Sob o comando do promotor Antônio de Souza Filho, a competição é o resultado do esforço da gestão Paulo Scaglione no sentido de reintroduzir no calendário as disputas de turismo multimarcas.

“Apesar de todas as dificuldades, conseguimos colocar na pista quatro marcas para a primeira prova. Há um longo caminho ainda pela frente, mas o importante é que o novo Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos é uma realidade e muitos pilotos que não participaram desta primeira prova já manifestaram interesse em participar das próximas etapas”, disse Antônio de Souza Filho, responsável direto pela concretização de mais esse objetivo da gestão Novos Tempos Novos Rumos da Confederação.

Toninho destacou que o regulamento do Campeonato Brasileiro de Marcas não tem como meta retirar competidores dos certames regionais. Para o promotor, o crescimento do automobilismo acontece quando se oferecem aos pilotos diversificadas opções de escolha. “Começamos o Brasileiro de Marcas e Pilotos com o regulamento 1.6, que basicamente é o mesmo motor dos regionais. Mas o regulamento nacional é mais amplo tecnicamente falando, enquanto os regionais são bem restritos. Então, o Marcas e Pilotos passa ser mais uma opção para o competidor que busca uma passo acima”, explicou.

A primeira rodada do campeonato, disputada em duas baterias, contou com carros da Ford, Fiat, Volkswagen e Chevrolet. Dez carros alinharam em Interlagos e a perspectiva para a segunda etapa, em Guaporé, é de um número pelo menos 50% maior. Em Interlagos, as provas do Marcas e Pilotos aconteceram em conjunto com a Força Livre, do Campeonato Paulista.

A primeira prova do dia foi vencida por Luis Carreira, da Carreira Racing, que completou 14 voltas em 29min03s468 ao volante de um Chevrolet Corsa. O 2o posto foi conquistado por Rodrigo Navarro (Phoenix/Magnetti Marelli), com VW Gol. Na segunda bateria, os resultados se inverteram, com vitória de Rodrigo Navarro (14 voltas em 28min45s200), seguido por Luis Carreira. Como o regulamento determina pontuação em separado para cada bateria, os dois estão empatados na liderança do campeonato com 35 pontos.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.