A tarde quente e de céu limpo no Kartódromo de Aldeia da Serra, em Barueri (SP), foi o palco perfeito para as disputas da 16ª Copa Petrobras Sorriso Campeão no último sábado (22). Com três vagas para a 20ª Seletiva de Kart Petrobras em jogo, os pilotos da categoria Graduados aceleraram com o objetivo de conquistar um lugar no evento com a maior premiação do kartismo nacional.
Quem se saiu melhor e pode tirar o peso das costas logo cedo foi o paulista Enzo Prando, que venceu a primeira corrida do dia e carimbou o passaporte com antecedência. Por vencer a corrida 2, quem ficou com a vaga foi Christian Fliter. A terceira vaga seria do paulista Felipe Baptista, que abdicou da vaga em virtude de conflitos com o seu patrocinador. Sendo assim, o brasiliense Lucas Okada ficou com a vaga por ser o terceiro colocado na somatória dos pontos da Copa Petrobras Sorriso Campeão, que aconteceu dentro da sétima etapa da Copa São Paulo Light de Kart.
Além da vaga, Prando levou o título da Copa, com 40 pontos. O segundo colocado da Copa foi Felipe Baptista e Lucas Okada em terceiro. Os mecânicos dos três primeiros colocados também foram ao pódio, receberam premiação em dinheiro e todos os outros mecânicos inscritos têm direito a tratamento odontológico gratuito durante um ano e podem incluir a esposa e filhos de até 12 anos.
Prando (kart 36), de 19 anos, largou da quinta posição para a primeira corrida e logo na largada pulou para segundo, depois disso foi questão de tempo para aproveitar a oportunidade e assumir a liderança.
Outro alívio foi para o paulista Christian Fliter (kart 18). Após se envolver em um toque durante a disputa por posições na primeira corrida e abandonar a prova, o piloto de 17 anos fez uma corrida de recuperação após largar da última posição e vencer a segunda corrida.
Pela somatória dos pontos a terceira vaga ficou nas mãos de Lucas Okada (kart 17). O piloto brasiliense vai para a sua terceira final consecutiva da Seletiva e agora quer fugir dos erros que cometeu no passado para buscar o tão sonhado título.
Prando, Fliter e Okada se juntam aos outros seis finalistas classificados para a 20ª edição da Seletiva de Kart Petrobras que já estão definidos: o gaúcho Pedro Goulart, o maranhense Marcos Gonçalves Filho e os paulistas Allan Croce, Guilherme Peixoto, Dante Fibra e Nicolas Fliter. As últimas três vagas serão definidas na Copa Brasil de Kart, em Vespasiano (MG), no dia 13 de outubro.
Os 12 finalistas lutarão pela maior premiação do kartismo nacional em outubro, no kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP).
Confira o vídeo:
