Mesmo com estilo de pilotagem bem diferente, o kart segue sendo a melhor escola para os pilotos que buscam se profissionalizar nos carros de turismo ou nos fórmulas
Um dos passos mais importantes para o piloto se tornar profissional é conseguir fazer uma boa transição do kart para os carros. E nada melhorar do que já chegar vencendo na nova categoria. Foi justamente o que aconteceu com o jovem Rafael Reis, que estreou na Copa Shell HB20 no último sábado, em Goiânia, com vitória na categoria Super.
Com apenas 18 anos, Rafael já começou acelerando forte no primeiro treino livre na sexta-feira, tendo cravado ainda a melhor volta da primeira corrida do sábado. O piloto da KTF Sports valorizou sua primeira experiência fora dos karts no automobilismo.
“Estou muito feliz em estrear nos carros já com vitória depois de vários anos de kart. Essa base foi fundamental na minha carreira e, mesmo sendo máquinas bem diferentes, acaba ajudando muito nessa adaptação principalmente por conta do preparo físico, mental, agilidade nos reflexos e o fato de sempre estar acelerando. Ainda estou me acostumando com o carro, mas começar vencendo é sempre excelente para nos dar confiança”, diz Rafa Reis.
Com sete títulos no kart, onde começou a acelerar em 2007, Rafa Reis foi um dos selecionados para o reality show Next Season da KTF Sports que está sendo exibido pela Fox Sports neste ano. De olho no restante da temporada da Copa HB20, o jovem mostrou-se otimista para continuar evoluindo nos carros.
“Foi uma vitória bem importante. Eu e meu irmão (Leonardo) conversamos muito com a equipe também para fazermos ajustes no carro e tenho certeza de que temos a capacidade de evoluir bastante nas próximas etapas. Como eu disse, ainda estamos nos adaptando, mas acredito que podemos evoluir bastante com vitórias e pódios”, completa Rafa Reis.
No último final de semana de corridas, Rafa dividiu o carro com seu irmão, Leonardo Reis, que também começou cedo no kart e com 14 anos foi campeão brasileiro de Rotax em 2018.
“Minha primeira experiência na Copa HB20 tem sido muito boa. A guiada é bem diferente da que eu estava acostumado no kart, mas estou me adaptando rapidamente. A tração é dianteira, ao contrário do kart, o pneu radial é sendo que no kart é slick, então tem que ter uma outra cabeça. A Copa HB20 é muito boa para pegar experiência na transição para os carros, por isso escolhemos ela”, concluiu Leo.
