Clemente Faria Jr. tem novo desafio pela frente

Sem tempo para comemorar. Essa é rotina de um jovem campeão no kartismo nacional. Apenas duas semanas após vencer o Campeonato Brasileiro de Kart na categoria Sudam C, disputado na cidade de Itumbiara (GO), o mineiro Clemente Faria Jr. (Oi/Barbosa Mello/Minasmáquinas) já se prepara para um novo desafio. De 22 a 26 de julho Clemente estará de volta à pista, dessa vez em Florianópolis (SC), para a disputa da segunda fase do Brasileiro de Kart, agora tentando o título na categoria Graduados A.

“Julho é um mês onde a gente não tem descanso mesmo. Um dia depois de vencer o Brasileiro em Goiás eu já estava conversando com a equipe sobre o equipamento que a gente vai usar em Florianópolis”, conta Clemente, de apenas 15 anos. Somado ao talento natural, o profissionalismo precoce se reverte em resultados expressivos na carreira do jovem piloto mineiro. O título conquistado em Itumbiara foi o segundo consecutivo no Brasileiro de Kart. Em 2002, Clemente sagrou-se campeão na categoria Sudam Jr., correndo em Vitória (ES). Além disso, Faria Jr. já venceu o Campeonato Mineiro três vezes, a Fórmula Minas de Kart outras duas e também marcou a pole position no Pan-Americano de Kart em duas oportunidades.

Tabu mineiro

Caso consiga repetir em Santa Catarina a façanha alcançada em Goiás, Clemente também irá quebrar um tabu que já dura 11 anos. Desde 1992, nenhum piloto consegue vencer o Brasileiro de Kart em duas categorias em uma mesma temporada. Curiosamente, o último piloto a realizar esse feito foi o também mineiro Bruno Junqueira, que hoje corre na Fórmula Cart. “Vai ser muito difícil vencer o Brasileiro de novo. O nível técnico está muito alto este ano, vou precisar de muita concentração e sorte”, pondera Clemente.

A segunda fase do Brasileiro de Kart reunirá as categorias Sudam Jr., Graduados B, Graduados A, Sênior A, Sênior B e Super Sênior, estas três últimas reservadas aos pilotos veteranos. Clemente Faria Jr. irá lutar pelo título na Graduados A, a principal desta fase da competição. A Graduados A e a Sudam C são os dois últimos estágios da carreira de um piloto de kart antes de seu ingresso no automobilismo. A diferença entre as duas se concentra no status de categoria internacional do qual apenas a Sudam C desfruta. “A gente pode usar alguns equipamentos importados na Sudam C, enquanto na Graduados A quase tudo no kart é fabricado no Brasil”, compara Clemente. “Mas o kart rende muito parecido nas duas categorias e os adversários são praticamente os mesmos”, conta o mineiro, dando clara idéia da equivalência de importância das duas categorias no cenário do kartismo nacional.

Os pilotos entram na pista do Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis, na próxima terça-feira, quando se iniciam os treinos livres. As sessões de treinamento prosseguem até quinta-feira pela manhã, antecedendo a disputa da tomada de tempos que define o pole position de cada categoria. Na sexta e sábado (25 e 26 de julho) serão disputadas as quatro baterias – duas em cada dia – que apontarão os campeões do torneio.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.