Com treinos livres no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), começou nesta terça-feira (13/7) o 39º Campeonato Brasileiro de Kart, reunindo 160 pilotos de todo o Brasil que vão disputar o titulo máximo do esporte até o dia 17/7 (sábado), nas categorias Cadete, Júnior Menor, Júnior, Novatos e Sudam C. “Este vai ser o Brasileiro mais difícil e competitivo de todos, pois é o que reúne o maior número de pilotos, inclusive alguns estrangeiros”, acredita Victor Corrêa (Unifenas/Maxi Tuning), único representante de Minas Gerais na categoria Júnior.
Cada uma das cinco categorias terá dois treinos livres diários nos dois primeiros dias. Na quinta-feira serão realizadas as tomadas de tempo no circuito de 1.021 metros, para a formação do grid de largada da primeira prova. Cada categoria disputará quatro baterias, sendo que as duas primeiras serão realizadas na sexta-feira, a partir das 8 horas. O resultado de cada corrida vale para a formar o grid da etapa seguinte. A pontuação para as três primeiras baterias é a mesma. No entanto, a última tem pontuação dobrada, garantindo assim a competitividade até o último momento. “O Campeonato Brasileiro envolve muito trabalho de acerto do equipamento para as condições da pista em cada bateria, e muita, mas muita sorte”, explica o bicampeão mineiro Victor Corrêa. “É muita gente na pista, aumentando a probabilidade de batidas durante a disputa. Só para ter uma idéia, na minha categoria, que é a Júnior, tem 24 pilotos inscritos”, enfatiza o representante de Alfenas, sul de Minas Gerais.
Segundo os especialistas no kartismo, a categoria Júnior deverá ser a mais forte de todo campeonato, reunindo representantes de oito estados e inclusive três pilotos colombianos. “O nível de nossa categoria é muito alto. Tem pelo menos uns dez pilotos com títulos importantes, e com possibilidades de levar o título”, lembra o piloto da Unifenas/Maxi Tuning, que aponta os paulistas Gabriel Tojal e Nathan Silva, o paranaense Pedro Bianchinni, o tocantinense Octávio Freitas, e o brasiliense Felipe Guimarães como os seus principais adversários.
O Kartódromo de Aldeia da Serra fica na Estrada Dr. Yoshiro Takaoka, nº 88, em Barueri, com acesso pelo km 32 da Rodovia Castelo Branco, no sentido capital-interior.