Clemente Jr. é bicampeão brasileiro

O piloto mineiro Clemente Faria Jr. (Oi/Minasmáquinas/Barbosa Mello) conquistou, neste sábado, o bicampeonato brasileiro de kart. Clemente conquistou o título na categoria Sudam C, a mais importante do evento, depois de ter sido campeão em 2002, na categoria Sudam Jr. A primeira fase do Brasileiro de Kart 2003 foi disputado na cidade de Itumbiara, no interior de Goiás. Além de Clemente Jr. na Sudam C, sagraram-se campeões em Goiás os gaúchos Gabriel Tenório (Cadete) e César Ramos (Júnior), o tocantinense Octávio Martins (Jr. Menor) e o paulista Renan Mazzucante (Novatos).

A decisão do título na Sudam C foi emocionante. Clemente Jr. havia chegado em segundo nas três primeiras baterias do evento. Na prova decisiva, o piloto mineiro precisava da vitória para ficar com o título. Logo na largada, porém, Clemente foi ultrapassado pelo conterrâneo Marcos de Vilhena, caindo para a terceira posição, enquanto André Nicastro, seu maior rival na disputa, mantinha a liderança da prova. Clemente superou Vilhena e partiu para cima do líder. “Eu precisava tomar uma iniciativa, chegar em segundo não resolveria nada”, comentou Clemente, ao final da prova. O piloto mineiro realizou uma manobra arriscada para ultrapassar André Nicastro. “Coloquei o kart por dentro e nós acabamos nos tocando”, contou. “Cheguei a achar que ia sair da pista e meu Brasileiro acabaria ali, mas consegui controlar o kart e assumir a liderança”, acrescentou. “O Nicastro é um piloto muito experiente e eu sabia que ele não iria aliviar em nenhum momento. Tive que dar tudo de mim para conquistar esse título, o mais importante da minha carreira”, finalizou o bicampeão brasileiro.

Depois disso, Clemente ainda voltou a ser pressionado por Vilhena, que também tinha chances de ficar com o título, mas conseguiu manter a ponta até bandeirada final. “Eu não via a hora de chegar a última volta. Minha equipe perseguia um título como esse desde o Pan-Americano de Kart, quando fiz a pole, mas quebrei na bateria final. Dessa vez a sorte estava do meu lado”, exaltou Clemente Jr.

“O Clemente está vivendo uma excelente fase em sua carreira. Esse bicampeonato é um prêmio a sua dedicação e talento”, afirmou Roberto Mourão, chefe-de-equipe e responsável pela administração da carreira do jovem Clemente Jr., que tem 15 anos de idade. O novo bicampeão brasileiro terá novos desafios pela frente e pode estrear no kartismo europeu ainda esse ano, disputando o Campeonato Mundial de Kart em outubro, na Itália.

Confira a classificação final do Brasileiro de Kart 2003 – categoria Sudam C:

1) Clemente Faria Jr. (MG) – 40 pontos

2) André Nicastro (RJ) – 38

3) Marcos de Vilhena (MG) – 25

4) Eduardo Leite (SP) – 24

5) Lucas Finger (SP) – 19



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.