O Biland Challenge, torneio de kart que tem como diferencial a utilização de motores 4 tempos, realizou no último domingo (27/06) a sua 5ª etapa da temporada 2004 no Kartódromo da Granja Viana. Na categoria Biland Júnior, destinada a pilotos de 10 à 14 anos, a liderança do campeonato continua com o paulista Leandro Florenzo, que agora soma 38 pontos, contra 34 de Renan Guerra, o vice-líder da classificação.
Mas esta rodada foi cheia de problemas para Florenzo. Logo no treino que definiu o grid de largada, o piloto acabou desclassificado e perdeu a segunda colocação obtida. O motivo da penalização foi a utilização de um sobrecubo nas rodas dianteiras, o que é permitido nos demais campeonatos do país. Largando da última colocação na primeira bateria, Leandro mostrou grande recuperação nas primeiras voltas e logo ocupou a sexta colocação da prova. Na briga com Gabriel Tojal pela quinta colocação, Leandro conseguiu a ultrapassagem mas duas curvas depois, na tentativa de recuperar a posição, Tojal, um dos destaques do kartismo nacional em 2004, acabou acertando a roda traseira de Florenzo, fazendo com que os dois karts ficassem presos. Com o eixo traseiro torto devido a batida, Leandro foi obrigado a abandonar a bateria. A direção da prova interpretou a manobra de Gabriel Tojal como anti-desportiva, o causou a desclassificação do piloto da primeira bateria.
Na segunda bateria, Florenzo voltou a partir do final do grid devido ao resultado da primeira disputa e, novamente, fez uma prova de recuperação, recebendo a bandeirada final na quinta colocação. Com a soma dos pontos das duas baterias, Leandro ficou com a 7ª colocação na etapa. A vitória ficou, pela primeira vez no ano, com Gabriel Rabinovitch. “ A etapa já começou tumultuada para nós devido ao nosso erro na montagem do kart, o que causou a nossa punição do treino classificatório. Na primeira bateria vinha bem, mas acabei me envolvendo numa batida com o Tojal. Conversamos depois da prova, ele me pediu desculpas pelo acidente, me deixando a certeza de que foi um lance de corrida mesmo. Na segunda bateria larguei atrás mais uma vez, mas consegui marcar pontos necessários para me manter na liderança da classificação” disse Florenzo.