O piloto gaúcho César Ramos (BR Turbo / PROAR / BMP) conquistou, depois de uma bela apresentação, um título inédito em sua carreira, o de vice-campeão Pan-Americano de Kart da categoria Sudam Júnior. A conquista aconteceu no último domingo (23/5) no Kartódromo de Playa Ubici, em Fray Bentos, Uruguai.
Desde o início da competição, que reuniu os melhores pilotos da América Latina, o atual campeão brasileiro da categoria Júnior já se colocava entre os favoritos ao título, tanto pelo fato de estar liderando o Paulista, um dos campeonatos mais difíceis do Brasil, quanto pelos ótimos resultados obtidos nos treinamentos em Fray Bentos.
E os resultados começaram a aparecer logo na tomada de tempos, quando o representante da BR Turbo / PROAR / BMP marcou a pole-position, deixando o colombiano Gustavo Yacaman em 2º lugar e Felipe Guimarães com a 3ª posição.
Nas três provas classificatórias, que definiriam o grid de largada para a Pré-Final e a Final, César Ramos voltou a obter bons resultados. Venceu a primeira delas e chegou em segundo na seguinte. Na terceira classificatória, um problema técnico causou seu abandono logo na volta de apresentação. Porém, este mau resultado não prejudicou sua classificação para as provas decisivas e na soma dos pontos, César Ramos conquistou o direito de largar na frente na Pré-Final.
O domingo, dia da decisão, amanheceu com chuva, diferentemente das condições de pista até então. Com pista molhada, mais uma vez César Ramos venceu, garantindo a posição de honra na largada da prova decisiva, a grande final.
Na largada da grande decisão, o piloto da BR Turbo / PROAR / BMP perdeu a liderança para Yacaman e algumas voltas mais tarde foi ultrapassado por Felipe Guimarães. Mostrando seu costumeiro espírito de luta, César Ramos tentou recuperar a liderança e em uma manobra ousada, superou, junto com Guimarães, o líder da prova, o colombiano Yacaman.
Depois disto, mesmo lutando pela vitória e pelo título, César Ramos teve que se contentar com o vice, já que teve a mola do acelerador quebrada. “Nestas condições, o acelerador fica muito sensível e qualquer toquezinho pode causar uma rodada, ainda mais com a pista molhada”, explicava o piloto da BR Turbo / PROAR / BMP. “De qualquer forma, estou muito contente com o resultado, já que foi uma conquista em um campeonato muito importante, de nível internacional”.
Agora, César Ramos já dirige sua atenções para a disputa da prova final do Sul-Brasileiro, que acontecerá no próximo final de semana em Farroupilha (RS). César Ramos ocupa a 6ª colocação na categoria Graduados B e está completamente “vivo” na luta pelo título.
Confira o resultado final do Pan-Americano:
1) Felipe Guimarães (BRA)
2) César Ramos (BRA)
3) Ernesto Barcia (URU)
4) Gustavo Yacaman (COL)
5) Leonardo Cordeiro (BRA)
6) Matías Bango (URU)
7) Maximiliano Baumgartner (ARG)
8) Andres Bango (URU)
9) Guilherme Camilo (BRA)
10) Franco Sanchez (CHI)