Tudo levava a crer que a terceira etapa da Copa “Nova Schin” de kart seria realizada sob forte chuva, já que São Pedro dava mostras claras de que não iria ceder, desabando chuva torrencial e transformando o treino oficial do sábado(15) em um verdadeiro “festival de rodadas”.
Apesar do dilúvio, a manhã seguinte teve a colaboração dos céus e o domingo(16) contou com um lindo dia que pairou sobre o kartódromo Arena Schincariol, situado na cidade de Itu, distante pouco mais de 80kms da capital. O bom tempo colaborou com a festa que contou com a participação de quase 70 pilotos, mantendo-se assim a excelente média de frequência das últimas etapas.
Como sempre, a primeira categoria a ir para a pista foi a Cadete, onde 12 pilotos – com idades entre 7 e 11 anos – preencheram o “grid” de largada. Pela segunda vez, em três etapas disputadas, a “pole position” ficou com o pequeno Luis Henrique Kachan (MedleyGenéricos / Tchê Preparações/ Messias Competições), Guilherme Salas (FarmaExtra/Colégio Universitário) foi o segundo e Augusto Masotti (Gramado ArtMóveis/Moa Preparações) o terceiro. Na corrida Kachan manteve a primeira colocação na largada e Cadete passou a ser muito pressionado por Guilherme Salas, que vinha seguindo o líder de muito perto. Os ponteiros abriam grande vantagem dos demais e faziam uma corrida à parte. Com mais de metade da prova disputada, Salas forçou a ultrapassagem, os dois se tocaram e Kachan levou a pior, ficando na grama e concluindo a prova apenas na 8ª posição. O jundiaiense Guilherme Salas venceu a corrida, trazendo Beto Menna na segunda colocação e Augusto Masotti na terceira.
Os “bebês”da categoria Baby foram os “astros” da segunda prova da tarde. Cinco pilotos disputaram a corrida vencida pelo “cover” Ayrton Senna da Silva (Sauro), de Paulínia, que havia conquistado também a “pole-position”. Senninha foi seguido pela representante feminina na categoria, a jovem Yasmin Oliveira, que liderou a prova por algumas voltas. Giovanni Salas foi o terceiro e também o responsável pela melhor volta da corrida.
A categoria Junior-V4 contou com excelente grid e mais uma vez a garotada mostrou que não está para brincadeiras. Na volta de apresentação, mais uma vez muita confusão aconteceu – rodadas, batidas e alinhamento desordenado provocaram a interrupção da largada e o “grid” teve que ser refeito. Bandeira de largada agitada e por mais uma vez a prova precisou ser interrompida devido a um acidente na primeira curva. A terceira tentativa, enfim limpa, manteve o “pole” Bruno Testa (Birel), à frente.Enquanto as disputas pelas posições intermediárias aconteciam, Testa continuava abrindo distância do segundo colocado, o piracicabano Stéfano Giovanolli, que se aproveitando de um acidente entre o campineiro Caio Rondelli (Medley Genéricos) e o número 777 Douglas Silva, assumiu a posição que manteria até a bandeirada de chegada.
O grande “show” do dia foi proporcionado pelos pilotos Alain Sisdeli e Cláudio Roda, da categoria Sprint. Os “graduados” mostraram ao público presente o que significa a palavra pilotar. Sisdeli largou na frente, mas Roda, em uma linda e ousada ultrapassagem, tomou a ponta, passando então a sofrer forte pressão do representante da cidade de Americana.
Algumas voltas depois Alain deu o troco no mesmo lugar, da mesma forma e com a mesma ousadia vista na ultrapassagem do piloto de Itu, o “Rodinha”. Não é necessário dizer que os dois fizeram uma corrida à parte, empolgando não só o público como também o organizador do campeonato, Roberto Campos, que empolgado com a disputa, tomou em mãos o microfone e passou a narrar a prova de forma contagiante.
Nas últimas voltas Sisdeli conseguiu abrir um pouco de distância e venceu a prova após 20 voltas completadas, com o tempo de 16:29:718 seg., pouco mais de 0.600 seg. à frente de Cláudio Roda. Um dado interessante é que os dois pilotos são filhos de conhecidos preparadores de kart. Alain Sisdeli tem como pai/preparador o conhecido Claudir, da cidade de Americana. Cláudio Roda, por sua vez, conta com o apoio do preparador de motores e chassis Jorge Afonso Roda, da Roda Motor’s.
Na Super-Senior a “pole position” ficou com André Lebl, mas foi Maurício Mello – o conhecido Mau Mau – que levou a melhor. A corrida foi marcada pela recuperação do piloto Guilherme Franco, que largara na última colocação por não ter feito a tomada de tempos, e vinha conq Super Senior conquistando posições até que se envolveu em um pequeno acidente, retornando para a pista e concluindo a corrida na quinta posição. Outro fato marcante da prova foi a batida de Almir Mantuan, que com problemas no kart acabou por colidir fortemente contra a barreira de pneus, porém, por sorte, sem consequências físicas. Entre uma pancada aqui e outra lá, Mau Mau seguia firme na primeira colocação de onde não mais sairia, vencendo a prova e levando consigo Luiz Sarpi, o famoso “Doutor”, na segunda colocação, com Vinícius Ramires em terceiro.
A categoria RD135- Senior também teve excelente presença. Quem largou na primeira fila foi o campineiro Marcelo Nivoloni, que apesar de ter marcado a melhor volta na tomada de tempos começou a enfrentar sérios problemas na hora da largada e não conseguiu completar mais do que três voltas. Aproveitando-se da situação, e seguindo em ritmo forte e constante, Egnaldo Bernardi tomou a ponta e recebeu a bandeirada quadriculada 3.214seg à frente do segundo colocado, Angelo Quadrelli.
Cláudio Roda já havia sido um dos protagonistas do show na categoria Sprint, mas havia levado a pior. Para conseguir “engolir” a derrota contra Sisdeli, Roda voltou para a pista, dessa vez como “pole position” para disputar a categoria RD-135. Alma Lavada; Rodinha dirigiu tranquilo na ponta, recebendo a bandeirada quadriculada pouco mais de 22seg. à frente do segundo colocado e vencendo a prova com muita tranquilidade.
A única categoria com número muito abaixo do esperado foi a Senior Light, disputada com motor V4. Por ainda ser desconhecida a categoria criada a partir dessa etapa contou com apenas dois pilotos, Hudson Picelli e Roberto Zeitlin, que acabou chegando à frente de Hudson que abandonara na nona volta. A categoria Senior Light promete ainda grandes “pegas”. Basta que os pilotos descubram que ela já existe. Vai aí a dica.
A Copa “Nova Schin” de kart tem o patrocínio Nova Schin e o apoio da Planet Kart Magazine, TechSpeed, Parilla, Mega, PPK, Kart Mini, Birel e Raid. A próxima etapa acontecerá no dia 06 de Junho.