A 4ª etapa do Paulista de Kart, o mais competitivo campeonato estadual do Brasil, realizada no último sábado (15/5) no Kartódromo de Aldeia da Serra, desde seus primeiros treinos livres parecia que seria uma positiva repetição da 2ª etapa, disputada no mesmo local em março, pelo menos para o gaúcho César Ramos.
O piloto da BR Turbo / PROAR / BMP, vencedor daquela etapa, esteve novamente entre os mais rápidos em todos os treinos livres e, mais uma vez, foi o autor da pole-position durante as tomadas de tempo, realizadas no sábado pela manhã, com pista seca. Porém, o tempo, que já vinha se mostrando bastante instável durante toda a semana em São Paulo, mais uma vez pregou uma peça e a chuva começou a cair um pouco antes da largada da Graduados B, categoria na qual César Ramos compete.
Apostando que a chuva fosse parar, piloto e equipe decidiram utilizar um pneu de chuva com “meia vida”, buscando assim, um melhor rendimento no momento em que as condições da pista melhorassem. Mas, não foi o que aconteceu.
Largando na 1ª posição, o atual Campeão Brasileiro da Júnior e líder do Paulista em sua categoria tentou brigar pela vitória nas primeiras voltas. Entretanto, com o decorrer da prova, César Ramos constatou que poderia apenas se manter na pista, tentando não perder posições. E mantendo sua já conhecida combatividade, o piloto gaúcho defendeu-se o mais que pôde e finalizou a 4ª etapa do Paulista na 6ª posição, garantindo com isto a liderança da competição.
“Fiz o que pude para me defender e continuar líder. Meus pneus de chuva não me ajudaram e o kart ficou muito ruim de guiar”, explicou Cesinha no final da prova. “Agora tenho que pensar na próxima etapa, quando tenho que obter um resultado melhor que este, por causa dos descartes”, disse, referindo-se aos dois descartes obrigatórios que cada piloto deve fazer nas cinco primeiras provas do ano, que compõem o 1º turno do campeonato. O outro descarte é a 1ª etapa, que aconteceu em fevereiro, onde o representante da BR Turbo / PROAR / BMP abandonou logo na 1ª volta, depois de um acidente.
Na próxima 4ª feira, César Ramos dará continuidade em sua maratona de competições, quando estará viajando para o Uruguai para disputar o Pan-Americano, única competição da Comissão Internacional de Kart na América do Sul (CIK/FIA) este ano e que reúne os melhores pilotos das três Américas. Na edição de 2003, Ramos obteve a 4ª colocação em sua categoria a Sudam Júnior, em prova disputada no Kartódromo de Tarumã. “Tenho toda a chance de ficar entre os três primeiros, mas vou em busca do título de Campeão Pan-Americano”, finalizou.