Rafael Suzuki parte para seu maior desafio

O maior desafio da carreira do jovem paulista Rafael Suzuki (São Leopoldo Mandic) terá início a partir de hoje à noite, quando ele começará sua viagem para a Itália, onde disputa a partir da próxima quinta-feira a 1ª etapa do Europeu de Kart, um dos mais importantes campeonatos do mundo.

O Campeonato Europeu de Kart, organizado e supervisionado pela Federação Internacional de Automobilismo, será disputado em três rodadas duplas e a primeira será realizada neste final de semana no Kartódromo de Napoli, em Sarno, na Itália, sede do último Campeonato Mundial da categoria.

Rafael Suzuki, que no Brasil compete na Graduados A, a categoria top do kartismo brasileiro, no Europeu participará da Fórmula A, a mais disputada e importante categoria do kartismo mundial. Como seus adversários, Rafael Suzuki terá pilotos de diversos países e que podem facilmente ser incluídos na lista dos melhores kartistas do mundo. O holandês Bas Lammers, que competia pela Swiss Hutless, é o atual campeão europeu na Fórmula A, depois de brilhante campanha no ano passado.

Em um campeonato deste porte, apontar favoritos é muito difícil, mas o italiano Davide Foré, duas vezes campeão do mundo poderia ser um destes nomes. O francês Manuel Renaudie, o finlandêsTeemu Nyman, o britânico Ben Hanley, entre outros, também são nomes de grande destaque do kartismo mundial.

Rafael Suzuki competirá por uma equipe holandesa, a PDB, que se sagrou campeã européia em 2001 e obteve o terceiro lugar nas temporadas de 2002 e 2003. Rafael Suzuki utilizará chassi Gillard, motor Parilla e pneus Bridgestone.

E a expectativa do atual vice-campeão da Copa Brasil na Graduados A, um dos mais importantes campeonatos do Brasil, é a melhor possível. “Em meu primeiro ano de competições na Europa, vou em busca de experiência”, explicou Rafael Suzuki. “Sei que será extremamente difícil, mas quero pelo menos me classificar para a prova final, que reúne os 34 melhores classificados”.

Serão mais de 80 pilotos do mundo inteiro em busca da classificação para a prova final e a definição de quem terá este direito se dará após uma maratona de competições. Os pilotos inscritos serão divididos em vários grupos que se enfrentarão entre si e, somados os pontos de cada um, os 34 melhores terão o direito de disputar duas provas, sendo a última a grande final.

“Mesmo que eu não consiga classificação nesta 1ª etapa, ainda assim terei participado de diversas provas, disputando lado a lado com pilotos de muita experiência. Tenho certeza de que vou aprender muito, e além disso, terei o respaldo de uma grande equipe, que é a PDB”, finalizou Rafael Suzuki.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.