Paulista Light: O mais competitivo do país

Mais uma vez o Campeonato Paulista Light RBC fez a festa de Barueri, no Kartódromo Internacional da Aldeia da Serra, com a 4ª etapa certame.

Mais de 90 pilotos distribuídos entre as 5 categorias fizeram belas provas onde a retórica foi a igualdade de um equipamento cada vez mais confiável. “Estamos trabalhando incessantemente para que nossos motores sejam o mais resistente possível. Nessa etapa não tivemos nenhum motor quebrado e, além disso, um rendimento muito próximo de todos eles. Isso somente nos incentiva a continuar trilhando o mesmo caminho para as próximas etapas” afirma Rafael Cançado, promotor do Campeonato e preparador dos motores utilizados no certame.

A primeira prova do dia foi a dos pilotos da categoria cadete. Muita disputa já na tomada de tempos que se prorrogou por toda a prova. Augusto Massoti que largou na pole-position veio se segurando durante toda a prova dos ataques dos concorrentes Guilherme Salas e André Andrade. Porém, apesar de todo o seu sacrifício, faltando apenas duas voltas para o final Guilherme fez uma ultrapassagem brilhante e pulou para a ponta. Restou a Augusto defender a segunda posição já que André vinha logo atrás. A competitividade dessa categoria foi tão grande que ao final das 18 voltas os 6 primeiros colocados estavam separados apenas por três segundos.

A categoria júnior veio à pista prometendo um grande duelo entre os pilotos Victor Correa, Nathan Silva e Felipe Apezzato, os três primeiros do grid de largada. Mas, logo na primeira volta Nathan já deixou a pista com problemas na corrente de seu kart. Assim, a disputa ficou com Victor, que seguia na ponta e Felipe. Mais atrás vinha Leandro Florenzo. As voltas foram passando e apesar de seu esforço Felipe não conseguia se aproximar de Victor. Assim, seu kart foi perdendo rendimento e Leandro acabou passando por ele. Mas, mesmo assim ele conseguiu garantir a terceira posição. Victor se aproveitou da disputa dos dois para receber a bandeirada com quase onze segundos de vantagem sobre eles.

Como já virou tradição a prova mais esperada do dia foi a da categoria Master A. Com mais de 30 pilotos no grid era inevitável que fosse uma bela prova, e não foi diferente. Já na tomada de tempos uma surpresa: pai e filho dividiram a primeira fila. Daniel e Fernando Croce ocuparam as duas primeiras posições do grid separados por apenas 14 milésimos. E, a paridade da categoria não parou por aí, dos 31 karts que largaram, 29 estiveram no mesmo segundo. Daniel largou na frente e conseguiu se manter na frente de seu pai e de Marcos Hiar que vinha na terceira posição. Na segunda volta Fernando ultrapassou Daniel e trouxe Marcos. A disputa estava muito apertada e duas voltas depois foi a vez de Marcos ultrapassar Fernando e assim assumir a ponta. A partir daí Marcos manteve-se na ponta sempre sobre forte pressão de Fernando. O grande destaque da prova foi o piloto Luiz Souza. Após largar no terceiro lugar, ele caiu várias posições e veio em uma fantástica prova de recuperação até conseguir chegar à quarta posição. Neste ponto ele achou pela frente o líder do Campeonato, Renato Russo, com quem travou uma acirrada disputa pela terceira posição e conseguiu levar a melhor. Assim, Hiar conquistou a vitória seguido por Fernando Croce e Luiz Souza.

Na categoria Master B, 16 pilotos formaram o grid separados por apenas 1 segundo. Na largada Carlos Marcelino pulou na ponta trazendo Rafael Ferraro e Paulo Moreira. Eles seguiram juntos por algumas voltas até Rafael perder rendimento em seu equipamento e sair da disputa. Nessa altura José Molina que havia largado na quarta colocação já vinha na terceira posição. A prova ficou emocionante quando um pelotão de vários karts se formou nas posições intermediárias e a cada volta um ultrapassava o outro. Destaque também para a prova de Paulo Breim que não tomou tempo e fez uma bela corrida de recuperação chegando na nona posição. Nas voltas finais Marcelino abriu uma considerável vantagem recebendo a bandeirada com 5s de frente para seus adversários.

A última bateria do dia foi a da categoria Sprinter, que reúne os principais pilotos da atualidade. Sérgio Jimenez, Rafael Suzuki, Rafael Daniel entre vários outros deixaram de pé o público presente no kartódromo. Detentor da volta mais rápida da classificação Suzuki pulou na frente na largada trazendo pelo menos outros nove pilotos diretamente atrás de você. O tri-campeão brasileiro Jimenez parecia ter sede de liderança e partiu com tudo para cima de Adriano Buzaid que vinha em segundo. Buzaid chegou a esboçar uma defesa mas não conseguiu suportar os ataques do experiente piloto que passou por ele e já foi à caça do líder Suzuki. Na volta seguinte, Jimenez em uma arriscada manobra ultrapassou Suzuki conseguindo assim a liderança. Suzuki, também experiente não deu trégua para Jimenez e veio tentando ultrapassá-lo em todos os pontos da pista. Com isso, André Souza, que largou na sexta posição e fazia uma excelente prova nessa altura já era o terceiro e vinha se aproximando dos líderes. A três voltas da bandeirada Souza ultrapassou Suzuki e até tentou chegar em Jimenez mas, não havia mais tempo e teve que se contentar com a segunda colocação. Jimenez mais uma vez venceu.

A próxima etapa do Campeonato Paulista Light RBC será realizada no dia 19 de junho, a apenas 20 dias do início do Campeonato Brasileiro de Kart. Esta será uma importante prova para que pilotos de todo o país possam acertar seus equipamentos na pista oficial da competição. A competição acontecerá em rodada dupla e será valida pela quinta e sexta etapas do certame. Além disso, os pilotos que participarem das provas receberão cupons para concorrerem ao sorteio de um chassis por categoria. Ao todo serão entregues na próxima etapa 5 chassis além dos prêmios que já existem em todas as etapas que são carburadores Botto, Macacão, Sapatilha, Luvas, bala-clava e os tradicionais troféus.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.