Gabriel Tojal vive o melhor momento de sua carreira

O piloto Gabriel Tojal vive neste início de temporada o melhor momento de sua carreira no kart. Líder dos dois campeonatos que disputa no Estado de São Paulo, ele subiu dez vezes ao pódio nas dez últimas provas em que competiu, conquistando sete vitórias, dois segundos lugares e um terceiro. Piloto da categoria Júnior, Tojal treina quase que diariamente nos Kartódromos de Interlagos e Aldeia da Serra focado em três objetivos principais: vencer os Campeonatos Paulista e Paulista Light, e também o Campeonato Brasileiro – que será disputado em julho na pista de Aldeia, localizada em Barueri (SP). “Vencer no kartismo é resultado de muito treino, dedicação e também de sintonia com a equipe. Por isso passamos quase todas as tardes juntos, testando sempre”, declarou.

Gabriel mantém há cerca de três anos a parceria de sucesso com o ex-piloto Francisco Moacir, o Moa, responsável pela preparação de seus motores. Ele aposta também na continuidade do trabalho com a equipe Sonic Motorsport, que cuida do acerto de chassis de seu kart, para atingir as metas traçadas no início do ano. “A continuidade do trabalho que desenvolvemos com o Moa e com a Sonic é um dos fatores responsáveis pelo sucesso que estamos tendo desde o fim da temporada passada. Melhoramos a cada corrida até encontrarmos o caminho da vitória. Não é fácil ganhar uma corrida no Campeonato Paulista, e por isso o mérito tem que ser dividido com todos”, completou o piloto.

Os bons resultados obtidos nos últimos meses renderam a Tojal o convite para integrar a equipe Sport Life, criada pelo cabeleireiro das estrelas Wanderley Nunes, do StudioW. A parceria com o time, que tem o apoio de grandes patrocinadores, já rendeu frutos a Gabriel, que venceu com autoridade a terceira etapa do Campeonato Paulista de Kart, realizada no último sábado. Ele assumiu a liderança após ultrapassar o pole position Pedro Bianchini, e defendeu a posição sempre que foi atacado pelo adversário. Como prêmio, recebeu da Sport Life um cheque no valor de R$1.000,00.

O próximo desafio de Gabriel Tojal será a quarta etapa do Campeonato Paulista Light de Kart, marcada para este sábado (01/05) em Aldeia da Serra. Ele lidera a competição com 30 pontos, um a mais que o segundo colocado, Nathan Silva.

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE ESTE JOVEM PILOTO QUE DESPONTA COMO REVELAÇÃO DO KARTISMO BRASILEIRO

Como começou sua paixão pela velocidade?

Começou através do incentivo do meu pai, que também foi piloto. A velocidade já está na família há anos e eu fui, naturalmente, gostando de automobilismo. Primeiro vendo as corridas de Fórmula 1 pela TV e tentando acertar o resultado, numa brincadeira que eu e meu pai sempre fazemos, e depois disputando os campeonatos realizados em Itu.

Você parece ter, desde jovem, uma visão profissional do kartismo. Agora, competindo pela Sport Life, que tem patrocinadores de peso, você sente que está se preparando de forma consistente para seguir carreira no automobilismo?

Acho que sim. O kartismo há 20 anos era muito diferente do que é hoje, e o automobilismo também. Atualmente o piloto tem que ser um atleta para suportar as exigências físicas do kart. Além disso, é preciso estar antenado no marketing, para facilitar a captação de patrocínio. Os custos subiram muito e ficou muito difícil seguir carreira sem transformar o esporte em um negócio.

Quais são seus objetivos para este ano?

Meu objetivo principal é a conquista do Campeonato Brasileiro. No ano passado, venci as duas primeiras baterias, mas o título escapou no último dia de disputas e fiquei em terceiro. Quero que em 2004 a história seja diferente e por isso estou treinando muito. Como o Brasileiro será em Barueri, tenho focado muito o Campeonato Paulista Light como forma de preparação. Esse torneio é quase todo realizado no mesmo circuito do campeonato nacional.

Qual é sua rotina de preparação?

Minha rotina de treinos é muito dura. Tenho corridas em média duas vezes por mês, mas treino quase todos os dias. O Moa, meu preparador de motores, e meu pai, são figuras muito importantes no meu aperfeiçoamento. Por eles terem sido pilotos, vivem me dando dicas.

Que conselhos você daria para os jovens que querem, como você, atingir uma posição de destaque no esporte? Quais são seus patrocinadores neste ano?

O conselho que eu daria a quem está começando no esporte é o de se dedicar ao máximo. Não tem segredo e nem mágica. É fundamental ter em mente o fato de que o automobilismo é um esporte em que o piloto luta por décimos de segundo, e por isso é fundamental estar bem preparado. Neste ano tenho o patrocínio da Revista Guinness e, por integrar a equipe Sport Life, corro também com as marcas Vivo, Pfeizer, Bauducco, Restaurante Verdi, Spazio Gastronômico, Koleston, Wella, Joico, ND, L´Oreal Profissionnel, Replay, Puma, Lincx, Guaraná Antarctica Diet, Impala, Carrier, Vogue RG, Dryzun, Unibanco Uniclass, Sundown, Iguatemi.