Fórmula Minas têm sua terceira etapa e mais uma prova noturna

A terceira etapa da Fórmula Minas de Kart foi mais uma prova excitante e que movimentou o público e os kartistas da região metropolitana de Belo Horizonte. A prova realizada na noite do último sábado, dia 24 de abril, contou com a participação de pilotos de várias regiões do estado e mostrou que a diretoria do Kartódromo Internacional do Serra Verde está no caminho certo.

Ao todo foram 33 pilotos divididos em 8 categorias com disputas muito acirradas em todas as baterias.

A primeira categoria a entrar na pista foi a RD-135. Esta categoria que é equipada com motores de motos, com marcha, atraí o público leigo em virtude das constantes trocas de marchas e, conseqüentemente, dos erros cometidos por sua causa. O piloto Marcelo Del Peloso foi tranqüilo na tomada de tempos e garantiu a pole-position com mais de um segundo de vantagem para o segundo colocado, Ilton José. Na bateria, Marcelo largou na frente e imprimiu um ritmo forte já nas primeiras voltas, contudo, o piloto Ilton veio se aproximando a cada volta e, quando eram percorridas cerca de 10 voltas Ilton passa Marcelo e começa a abrir vantagem. Mais Algumas voltas e o estreante na categoria Fernando Bernis também passa por ele. Assim, Ilton seguiu firme para sua primeira vitória, mas, que não se concretizou por ter sido desclassificado na vistoria técnica. Melhor para Fernando Bernis que venceu a sua prova de estréia.

A categoria Fórmula 400 veio mais uma vez com um grid de 7 karts, consolidando o seu amadurecimento. Marcelo Menezes, vencedor das outras duas etapas, não teve dificuldades para marcar a pole position e vencer a prova de ponta a ponta. Disputa interessante foi a protagonizada pelos pilotos Gabriel Cunha e Renato Travassos pela segunda posição. Eles ficaram mais de dez voltas andando muito perto um do outro e, a cada curva, Renato, que vinha atrás colocava o bico de seu kart tentando induzir seu adversário ao erro. Como não teve sucesso, em uma tentativa desesperada a cinco voltas do final, tentou ultrapassá-lo na curva que dá acesso à reta dos boxes, mas, deixou para frear muito tarde o seu kart acabou rodando. Mesmo assim, ele perdeu pouco tempo e voltou ainda na terceira posição, mas, sem chances de brigar novamente.

Os meninos da categoria mini, pilotos entre 7 e 10 anos, deram um verdadeiro show na pista. Andaram o tempo todo juntos e disputaram posições como se fossem adultos. No final, melhor para Guilherme Silva. Ele marcou a pole position e venceu a etapa seguida pelos irmãos Felipe e Pedro Mesquita.

A penúltima bateria do dia reuniu as categorias Sprinter, Júnior e Estreante. As disputas foram muito acirradas e comprovaram um crescente amadurecimento por parte dos pilotos tendo em vista que toques e rodadas que aconteceram em provas anteriores dessa vez não foram vistos. O piloto João Gabriel Salgado marcou a pole position e largou muito bem na primeira posição. Ele imprimiu um ritmo forte desde o início da competição e foi abrindo grande vantagem para seus adversários. Com 10 voltas completadas ele tinha mais de 10 segundos de frente para o segundo colocado, Lucas Ribeiro. Mas, a noite não era para ele e corrente de seu kart quebrou o tirando da disputa. Lucas, que vinha atrás, também teve problemas e parou duas voltas depois. Assim, a vitória acabou caindo nas mãos de Cássius Naves, que disputava a posição com Wolfgang Sthur. Na júnior Daniel Cançado ganhou mas foi desclassificado em virtude de seu carburador estar fora de especificação deixando assim a liderança para Elias Rocha. Na estreante mais uma vitória de André Andrade.

Última e mais esperada bateria do dia a prova que reuniu os pilotos das categorias Sênior e Master mostrou que os pilotos mais experientes (acima de 25 anos) ainda têm muita força para acelerar. Com 12 karts no grid a prova foi a mais empolgante da noite. Flávio Costa largou mais uma vez na frente e despachou seus adversários sem maiores preocupações mostrando que passa por excelente fase. A disputa que marcou a etapa foi entre os pilotos Guildner Carvalho, voltando ao kart após longo tempo parado, e Ricardo Botelho. Eles vinham numa disputa muito acirrada pela segunda posição. Chegaram inclusive a se tocar em um momento mas sem perda de posição para nenhum deles. Porém, em uma manobra mais arrojada Guildner acabou perdendo o controle de seu kart e rodou a poucas voltas do final. Assim, que “herdou” a terceira posição foi Marcelo Peloso, que vinha um pouco atrás. Na categoria Sênior mais uma vitória para Ricardo Botelho que vêm aumentando sua vantagem na briga pelo título da competição.

A próxima etapa da Fórmula Minas de Kart acontece no dia 27 de junho, também no Kartódromo Internacional Serra Verde.

Confira o resultado completo:

Mini

1º Guilherme Silva 12m37s748

2º Felipe Mesquita + 0s229

3º Pedro Mesquita + 0s421

Fórmula 400

1º Marcelo Menezes – 20m33s090

2º Gabriel Cunha + 3s513

3º Renato Travassos + 9s090

4º Sílvio Rodrigues + 28s482

5º Rafael Soares + 39s929

6º Alexandre Cunha – 1 volta

7º Leonardo Souza – 1 volta

RD 135

1º Fernando Bernis 17m52s661

2º Felipe Mesquita + 9s461

Sprinter / Estreante / Júnior

1º Cássius Naves 17m22s237 (Sprinter)

2º Wolfgang Sthur + 4s315 (Sprinter)

3º André Andrade + 17s267 (Estreante)

4º Elias Rocha + 18s139 (Júnior)

5º Lucas Ribeiro – 6 voltas (Sprinter)

6º João Gabriel Salgado – 7 voltas (Sprinter)

Sênior / Master

1º Flavo Costa Martins 16m44s103 (Master)

2º Ricardo Teixeira + 15s483 (Master)

3º Marcelo Del Peloso + 23s326 (Master)

4º Max Aurélio Costa + 25s728 (Master)

5º Ricardo Botelho + 28s435 (Sênior)

6º Alexssander Leonídio + 29s620 (Sênior)

7º Gianfranco Pandolfini + 29s728 (Sênior)

8º Guildner Marcius de Carvalho + 40s674 (Master) Rodrigo Leite + 44s696 (Sênior)

9º Marcos Luiz Vargas + 41s733 (Sênior)Renato Lopes – 1 volta

10º André Pinheiro + 44s077 (Sênior)

11º Alexandro Alves – 1 volta (Sênior)

12º Glaydsson Cardoso – 19 voltas (Sênior)