Neste domingo (18/4), o bicampeão brasileiro Clemente Faria Jr (Oi/Banco Rural/Barbosa Melo) participou da segunda edição da Copa Petrobras Sorriso Campeão, que foi disputada no Kartódromo de Interlagos, São Paulo. A competição deu direito a duas vagas na final da Seletiva Petrobras aos vencedores da categoria Graduados A. Com problemas no kart, Clemente Jr. não conseguiu um bom acerto e apesar de ter brigado pela vitória no começo da bateria final acabou terminando na sexta colocação. “O consolo é que nesta corrida a gente constatou um problema muito grave no chassi. Teremos que substituí-lo já para a próxima corrida”, explicou o piloto mineiro, que volta a competir em Interlagos no próximo sábado (24/4), em prova válida pela terceira etapa do Campeonato Paulista de Kart.
Na tomada de tempos, Clemente Jr. ficou confiante com o tempo de 50s449 e o quarto lugar no grid. O pole position Mário Romancini fez o tempo de 50s331. “A diferença para a pole foi muito pequena, por isso eu esperava uma boa prova. Só que a tomada foi disputada em uma volta só lançada, e os problemas de estabilidade no chassi só começavam a aparecer após 10 voltas de prova”, explicou Clemente.
Na bateria pré-final, saindo na quarta colocação Clemente Jr. acabou ficando por fora na primeira curva após a largada e perdeu várias posições. “O circuito invertido de Interlagos que foi usado nessa primeira corrida é cruel para quem larga por fora, tanto que na segunda prova eu saí em sétimo, por dentro, e pulei para quarto”, detalhou o piloto mineiro, que terminou a prova pré-final na sétima colocação. Na corrida decisiva, Clemente ocupou o quarto posto durante boa parte da prova, mas seu kart perdeu rendimento e ele foi superado, cruzando a linha de chegada em sexto lugar.
Com a vitória do paulista Mário Romacini e o segundo lugar de seu conterrâneo Rafael Daniel, já são três as vagas ocupadas para a Seletiva de Kart. O também paulista Eduardo Leite garantiu sua vaga ano passado vencendo a categoria Graduados B, na Copa Sorriso Campeão. “Ainda há nove vagas em jogo. A prioridade agora é acertar o novo chassi e voltar a ter um equipamento competitivo”, finalizou o bicampeão brasileiro de kart.