No segundo semestre deste ano acontecerão os principais campeonatos do kartismo nacional: o Brasileiro e a Copa do Brasil. O piloto curitibano Leonardo de Souza (Kemba/Comercial Nossa Senhora do Líbano) espera repetir o bom desempenho da primeira metade do ano, onde foi bicampeão Sulbrasileiro de kart.
Leonardo participou de corridas no Paulista, Sulbrasileiro e Pan-americano. No Paulista, Leonardo participou apenas das três primeiras etapas, sendo a última delas na Graduados A. Nas duas primeiras etapas ele teve problemas e não completou as provas. Já na terceira rodada onde estreou na Graduados A, Leonardo terminou a corrida na quinta colocação. “A diferença de andar na A e na B esta na regularidade. Os pilotos da B são rápidos mas não são constantes. A Graduados A é muito competitiva porque os pilotos são rápidos, porém constantes”, explicou ele.
No final de maio, Leonardo participou de sua primeira prova internacional, competindo no Pan-americano de Kart, realizado no Kartódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS). Leonardo era forte candidato ao título mas teve azar e largou no final na décima oitava posição. Após trinta voltas, o piloto paranaense cruzou a linha de chegada em nono. “No Pan eu fui prejudicado na pré-final onde a pista estava molhada e acabei rodando. Por causa da rodada tive que largar na penúltima fila. Mesmo assim deu para fazer uma bela prova”, disse ele.
O primeiro título do ano aconteceu no Sulbrasileiro de kart, que foi realizado nas cidades de Curitiba (PR), Farroupilha (RS) e Florianópolis (SC). Leonardo começou mal o certame e não conseguiu bons resultados correndo em casa. Em compensação nas outras duas etapas, ele venceu as quatro baterias sagrando-se bicampeão Sulbrasileiro de kart. Leonardo explicou que desde o ano passado ele tinha chances de vencer mas perdeu o título. Ele disse também que sentia que poderia faturar o campeonato neste ano. E foi o que aconteceu. “É o primeiro título este ano e espero que não seja o único”, completou ele.
Agora, Leonardo se prepara para disputar o Brasileiro de kart que acontecerá nas cidades de Itumbiara (GO) e Florianópolis (SC). Em Itumbiara eu vou participar na categoria Sudam, a mesma que competi no Pan-americano. Já em Florianópolis, eu vou correr atrás de meu primeiro brasileiro na categoria Graduados A. “Quero vencer em Itumbiara para ir para Florianópolis com mais calma. Equipamento e talento para vencer eu tenho. Só vou precisar contar com um pouquinho da sorte para me tornar campeão”, finalizou Leonardo.
O Brasileiro de kart acontece entre os dias 08 e 12 de julho em Itumbiara e 22 e 26 de julho em Florianópolis.