O piloto Gabriel Tojal recuperou nesta terça-feira (13) a liderança do Campeonato Paulista de Kart na categoria Júnior. A Federação de Automobilismo de São Paulo (Fasp) considerou pertinentes os argumentos contrários à desclassificação imposta a ele na segunda etapa da temporada, e devolveu ao piloto os pontos ganhos na pista. Tojal havia sido o segundo colocado na prova de Aldeia da Serra, e reassumiu a primeira posição na tabela com 20 pontos, dois à frente do agora vice-líder, Nathan Silva.
A desclassificação de Gabriel Tojal tinha sido motivada por uma trinca encontrada na curva do escapamento de seu kart. O rachadura – que ironicamente prejudicou o piloto por causar diminuição na potência do motor –, foi originada por um defeito de fabricação da peça. A falha foi assumida por escrito pelo fabricante, que admitiu ter “problemas para fabricar o equipamento de acordo com o desenho homologado na CBA”.
“Recebi a notícia de que recuperei os pontos da segunda etapa com muita alegria, mas confesso que já esperava um parecer favorável à nossa equipe. Trincas em curvas do escapamento também foram detectadas em outros karts, não só no Campeonato Paulista, mas também no Sul-Brasileiro. Por isso ficou claro que se tratava de um defeito de fabricação”, disse o piloto.
No ofício número 046/04-C 10, expedido pela Fasp no dia sete de abril, a entidade resolve “tornar sem efeito a Desclassificação Técnica sofrida, mantendo-se a classificação obtida na pista durante a realização da segunda etapa do Campeonato Paulista de Kart”. Com isso, Tojal volta a liderar os dois campeonatos que disputa, já que é o primeiro colocado também no Campeonato Paulista Light.
“Esse resultado me dá motivação extra para disputar o restante da temporada. Pelo regulamento do Campeonato Paulista, o piloto desclassificado acaba sendo punido duas vezes, porque é impedido de descartar aquele resultado no fim do turno. Esse resultado faria muita diferença ao longo do campeonato, e por isso fiquei muito satisfeito por ter recuperado o segundo lugar”, finalizou o piloto, que passou a integrar, no início do mês, a equipe Sport Life, criada pelo cabeleireiro Wanderley Nunes.
A equipe Sport Life tem o patrocínio de Vivo, Pfeizer, Bauducco, Restaurante Verdi, Spazio Gastronômico, Koleston, Wella, Joico, ND, L´Oreal Profissionnel, Replay, Puma, Lincx, Guaraná Antarctica Diet, Impala, Carrier, Vogue RG, Dryzun, Unibanco Uniclass, Sundown, Iguatemi.
Os seis primeiros colocados na nova tabela de classificação do Campeonato Paulista de Kart pela categoria Júnior são: 1) Gabriel Tojal, 20; 2) Nathan Silva, 18; 3) Pedro Bianchini, 15; 4) Victor Correa, 12; 5)Otavio Freitas, 11; 6) Marcus Araújo, 9.
Os seis primeiros colocados no Campeonato Paulista Light na categoria Júnior 125 são: 1) Gabriel Tojal, 30; 2) Nathan Silva, 29; 3) Douglas Hiar, 20; 4) Giancarlo Vilarinho, 18; 5) Joan Sebastian Saavedra, 18; 6)Gustavo Yacaman, 14.