Pietro Rimbano é campeão da 16ª edição da Seletiva de Kart Petrobras

O paulista Pietro Rimbano, de 16 anos, é o novo campeão da Seletiva de Kart Petrobras. Após dois dias de disputas, no traçado de 1.080 metros do kartódromo internacional de Guaratinguetá, no interior de São Paulo, o piloto venceu na semana passada (dia 29 de outubro) a competição, ao somar mais pontos entre os 12 participantes. Foram 45 pontos, contra 40 do vice-campeão Vinicius Papareli, que disputou o título ponto a ponto com o rival.

Rimbano faturou o prêmio de 60 mil reais, o maior do kartismo nacional – e ao lado de Papareli, do terceiro colocado – o gaúcho Matheus Leist – e do quarto colocado – o paulista Mauro Auricchio – participará do programa de orientação de pilotos, a grande novidade da Seletiva neste ano, em que completa 16 edições com o apoio da Petrobras e Petrobras Distribuidora. Auricchio também conquistou o Troféu Lubrax e o prêmio de 5 mil reais, por ter sido o melhor estreante na final.

Com o programa, os quatro participarão de uma série de atividades, visando uma melhor formação, com teste na Europa com a equipe finlandesa Koiranen GP, campeã de 2014 na Fórmula Renault Alps e Fórmula Renault Europeia, experiência em um simulador de F-1 também na Europa, participação no Mitsubishi Driving Experience com Ingo Hoffman no Brasil, preparação física e mental com Nuno Cobra Jr, entre outros.

A disputa começou na terça-feira (dia 28) com três tomadas de tempo, cada uma com um formato diferente. Os karts foram montados e fornecidos pela organização com os mesmos motores e chassis modelo New R, fornecidos pela fabricante brasileira Birel Sudam, para manter a melhor equalização possível na disputa.

Na primeira tomada, os pilotos deram cinco voltas e, para a pontuação, valeu a melhor delas. Na segunda, os kartistas tinham direito a uma única volta, para virar o melhor tempo. E, na terceira tomada, eles percorreram seis voltas e valeu a soma total. Nesta primeira fase, o melhor colocado foi o paulista Vinícius Papareli, com 16 pontos no total, seguido por Pietro Rimbano, com 15.

Na sequência, os pilotos disputaram a primeira eliminatória, divididos em três grupos de quatro. Foram 14 voltas disputadas. Papareli, Rimbano e Mauro Auricchio foram os vencedores e na frente na disputa, com 21, 20 e 17 pontos, respectivamente.

Na quarta-feira a disputa teve seu reinício com a primeira repescagem, entre Matheus Iorio, Bruno Bertoncello e Joaquim Junqueira, que foram os últimos colocados na primeira bateria eliminatória, realizada na terça. Bertoncello venceu e seguiu na disputa e os outros dois kartistas foram eliminados.

Em seguida, teve início a segunda eliminatória, com os 10 pilotos divididos em dois grupos. Foram 18 voltas de muita emoção. No primeiro grupo a ir pra pista, Rimbano venceu, com Leist em segundo. Vitor Baptista (terceiro), Yurik Carvalho (quarto) e Victor Matzenbacker (quinto) foram para a segunda repescagem.

No outro grupo, Renato Júnior surpreendeu e venceu, com Zaiya Fontana em segundo e Papareli em terceiro. Como tinha a melhor pontuação, entre os pilotos que iriam para a repescagem, Papareli seguiu na disputa. Mauro Auricchio e Bruno Bertoncello participaram da repescagem.

A última vaga para as duas finais ficou com o piloto da “casa” Mauro Auricchio, vencedor da repescagem.

As duas finais tiveram 16 voltas com os seis pilotos classificados: Rimbano na pole na primeira bateria, seguido por Papareli, Auricchio, Renato, Leist e Fontana. Na primeira delas, vitória de Papareli, com Rimbano em segundo. O resultado levou os dois para a prova decisiva empatados na primeira colocação geral (34 pontos). O grid foi definido pela ordem de chegada e Papareli levou a melhor, saindo na pole. Mas Rimbano logo assumiu a ponta e venceu, faturando o prêmio da Seletiva de Kart Petrobras 2014.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.