Paulista Light: Campeonato complementa a formação de novos talentos

Torneio realizado no Kartódromo de Aldeia da Serra, na Grande São Paulo, é mais uma chance para os melhores pilotos do país medirem forças e se prepararem para uma carreira internacional.

Quem convive com Gustavo Kuerten, Daniel Hernandes, Giovane Gavio ou com qualquer outro atleta de ponta sabe: dedicação e disciplina no treinamento são fundamentais para se chegar ao topo no esporte, seja qual for a modalidade. Nesse aspecto, o automobilismo não é diferente do tênis, do judô ou do vôlei, e por isso os pilotos aprendem – às vezes bem cedo –, que têm que treinar muito para descontar os décimos de segundo que separam os bons, dos melhores.

“Frear um pouco cedo, acelerar tarde demais, ou desperdiçar alguns centímetros de pista no desenho do melhor traçado podem jogar fora a chance de uma vitória ou de um título. A gente ainda está longe de ter a projeção do Guga, do Daniel ou do Giovani, mas a dedicação aos treinos tem que ser parecida e por isso não tenho ídolos apenas no automobilismo”, diz o piloto de kart Gabriel Tojal (Tecno Tools/Firepak/Sonic Motorsport/ Moa Preparações), de 13 anos de idade. Vencedor de seis das nove últimas corridas que disputou nos campeonatos Paulista, Paulista Light e Billand Challenge de Kart, Gabriel já traçou os objetivos para uma carreira que começou há pouco mais de três anos.

Neste sábado (3), ele volta à pista para a disputa da terceira etapa do Campeonato Paulista Light de Kart, competição na qual é o vice-líder com uma vitória e um terceiro lugar. Na visão do piloto, o Paulista Light é de extrema importância para o kartismo, porque completa a formação dos novos pilotos que disputam também outras competições. “Não adianta olhar só para a Fórmula 1, porque até que um piloto esteja pronto para dirigir um carro daqueles, é necessário tempo e muito treino. Por isso as categorias de base são fundamentais, e os campeonatos de base também”, falou Tojal, que compete na Júnior 125, categoria para pilotos de até 13 anos de idade.

O Kartódromo de Aldeia da Serra, sede do Paulista Light, é uma das pistas em que Gabriel mais se adaptou desde que começou a correr, e onde conquistou boa parte de suas vitórias. Por isso ele espera um bom resultado na prova deste sábado. “Quebrei a barreira da vitória, e neste ano quero o título. Por isso vou entrar na pista focado em marcar pontos. Costumo brincar com minha equipe dizendo que, no ano passado, faltaram alguns segundos lugares para que eu fosse campeão. Estou feliz por estar vencendo, mas também tenho o objetivo de ser constante”, completou o garoto.