Paulista: Wagner Ebrahim retorna subindo o pódio

Depois de nove anos, o paranaense Wagner Ebrahim (Valorem) retorna ao kartismo em grande estilo. Estreando na segunda etapa do competitivo Campeonato Paulista de Kart no último sábado (20/3), no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), o curitibano que a três anos não sentava em um kart nem para brincar terminou a prova na quarta colocação, subindo ao pódio a frente de pilotos que estão no esporte a muito tempo. “Estou cansado, mas feliz. Não esperava um recomeço tão bom”, admitiu Ebrahim, que está se readaptando aos micromonopostos que exigem mais reflexos e preparo físico do que qualquer outra categoria do automobilismo.

Depois de ter conquistado a terceira posição no Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 e ser eleito o terceiro melhor piloto do Brasil (Capacete de Bronze) em 2002, Wagner Ebrahim fez alguns testes de Fórmula 3000 e Fórmula Nissan no ano passado, e participou apenas da etapa de abertura da Fórmula Nissan Light em Monza, na Itália, no começo de março de 2003. “De lá para cá fiquei parado, por falta de patrocínio. Faz um ano que não sento em um carro de corridas”, contou o paranaense, demonstrando uma ponta de mágoa com a situação econômica que impediu a continuidade de sua carreira, que inclui o título de Campeão Inglês de Fórmula Opel, além da participação na Fórmula 3 Japonesa e Alemã.

Para se manter em atividade no nível mais alto de preparação física, emocional e de reflexos, Wagner Ebrahim resolveu na semana passada fazer treinos no kartismo, considerada a modalidade que mais se aproxima das exigências de um Fórmula 1, como atestam todos os pilotos da categoria máxima, que nunca deixam de praticar o esporte para estarem bem preparados. “Fiz alguns treinos em São Paulo, com o Maurão, e vi que ainda estou competitivo. É só questão de testar bastante para retornar a velha forma”, contou Ebrahim, que foi convidado para participar da prova e não decepcionou. O curitibano de 26 anos fez o oitavo tempo para a largada, mas com muita garra já passou na quinta colocação na primeira volta. “Imprimi um ritmo forte nas primeiras voltas, porque sabia que iria cansar no final da corrida. E deu certo”, contou ainda ofegante, feliz por ter ultrapassado o tricampeão brasileiro Renato Russo nas últimas voltas, garantido a quarta colocação.

Após a prova, a Mauro Competições convidou Wagner Ebrahim a participar de todo o Campeonato Paulista de Kart, do Campeonato Paulista Light de kart, e do Campeonato Brasileiro. “Aceitei de imediato. Vai ser bom voltar a ativa, com o apoio do Maurão, e contando com a Mini e a RBC no preparo do equipamento”, anunciou Ebrahim, que na segunda-feira (22/3) pela manhã terá uma reunião, que poderá dar um outro rumo a sua carreira. “Não quero nem falar, mas se der certo, vai ser uma boa surpresa”, despista Wagner.

O resultado da 2ª etapa do Campeonato Paulista de Kart na categoria Sênior foi: 1) Felipe Johannpeter (RS), 24v, 16min43s470; 2) Glauco Vinokurovas (SP), a 0s130; 3) Marcos Hiar (SP), 8s354; 4) Wagner Ebrahim (PR), a 12s687; 5) Jorge Boreli (SP), a 12s865; 6) Renato Russo (SP), a 15s052.