A máxima de que o Brasil só começa a funcionar depois do carnaval não se aplica ao kartismo de São Paulo. Mesmo antes do período de festas que pára o país, os pilotos que disputam o Campeonato Paulista Light de Kart já estavam em plena ativa, e agora, encerrada a folia, o pensamento está bem mais adiante. “Para dizer a verdade, a gente sempre pensa muito mais no Natal do que no Carnaval”, brincou Gabriel Tojal (Tecno Tools/Firepak/Sonic Motorsport/ Moa Preparações), líder dos Campeonatos Paulista e Paulista Light nas categorias Júnior e Júnior 125. “Isso porque é no fim do ano que os títulos normalmente são decididos, e como o objetivo de todos é ser campeão, a gente fica muito mais ansioso com a chegada do mês de dezembro do que com qualquer outra coisa”, completou.
A preocupação dos pilotos com o rumo do campeonato pode parecer precoce no início de março, mas a história das competições em São Paulo mostra que o piloto que andar bem o ano todo tem muito mais chances de levar o título. “Temos os descartes, que ajudam o pessoal a recuperar terreno, mas eu não quero arriscar. No ano passado tive um ótimo fim de temporada, mas os problemas que enfrentei no começo do ano me impediram de lutar pelo título. Agora quero que a história seja diferente”, analisou Tojal. Por esse motivo, o piloto da equipe Tecno Tools/Firepak/Sonic Motorsport/ Moa Preparações já definiu seu objetivo para a segunda etapa do Paulista Light, que será realizada neste sábado (6) no Kartódromo de Aldeia da Serra, distante 32 km da Capital. “Vou procurar vencer, mas meu objetivo principal é sair de Aldeia ainda na liderança do campeonato”, falou o piloto.
Para isso, o Gabriel treinou a semana toda no circuito onde tentará sua sétima vitória consecutiva. “Há sempre o que melhorar. O clima nesta semana está variando muito, e fazemos vários acertos de carburação para não correr o risco de ser pegos de surpresa no dia da corrida, caso a temperatura mude muito. Em um circuito como o de Aldeia da Serra, ter um motor que renda bem é fundamental”, finalizou o jovem piloto, que vem se destacando como uma das grandes revelações do kartismo de São Paulo.
Os seis primeiros colocados na categoria Júnior 125 no Campeonato Paulista Light são: 1) Gabriel Tojal; 2) Nathan Silva; 3) Douglas Hiar; 4) Gustavo Yacaman; 5) Sebastian Saavedra; 6) Felipe Guimarães.