Uma sessão de treinos de 40 minutos, a primeira da história do evento no período noturno, abrirá nesta sexta-feira a programação da quinta edição do Desafio Internacional das Estrelas. Uma bateria no sábado à noite é uma das novidades da prova idealizada por Felipe Massa, que na parte da manhã realizará a vistoria final dos 1.207 metros da pista do Kartódromo Arena Sapiens, em Florianópolis.
Os ensaios serão realizados a partir das 20h30. A capital catarinense recebe a “troupe” comandada pelo piloto da Ferrari pelo quinto ano consecutivo. Desta vez, além da presença habitual de nomes obrigatórios como Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Lucas di Grassi, Felipe Giaffone, Cacá Bueno e outras atrações das principais séries mundiais e nacionais, o destaque será a estreia do espanhol Jaime Alguersuari (piloto da Toro Rosso na Fórmula 1), de Bruno Senna e do tricampeão das 500 Milhas de Indianápolis, Hélio Castroneves.
Nesta quinta-feira, em meio à chuva que não deu trégua ao longo de todo o dia na região da Praia de Canasvieiras, o trabalho na área técnica ficou por conta dos mecânicos dos 27 karts inscritos na competição. Até o meio da tarde, o único piloto que havia marcado presença no kartódromo foi Marcos Gomes, um dos superfinalistas da Stock Car em 2010. Senna e Lucas di Grassi estavam sendo esperados no início da noite.
Gomes é um dos “veteranos” da corrida e esteve presente ao evento desde a prova embrionária em Bauru em 2005. É o recordista do circuito, com o tempo estabelecido no warm up em 2009, mas não esconde a preocupação com o longo período afastado do kart. “Andei pela última vez no Desafio do Ano passado. Sei que vários pilotos treinaram bastante nos últimos tempos, até mesmo nesta quinta-feira em São Paulo. Isso faz diferença, porque o kart não é um carro comum, não tem suspensão, e qualquer diferença acaba pesando”, lembrou Gomes, que tem no 6º lugar de 2007 seu melhor resultado na prova.