Paulista: Gabriel Tojal vence a etapa de abertura

O Campeonato Paulista de Kart começou no último sábado (14/2), em Interlagos, com mais uma vitória do piloto Gabriel Tojal (Tecno Tools/Firepak/Sonic Motorsport/ Moa Preparações), uma das grandes revelações do kartismo brasileiro na categoria Júnior. Líder do Campeonato Paulista Light, ele conquistou sua sexta vitória consecutiva em São Paulo mesmo largando da sétima posição do grid, em virtude de problemas na carburação do motor na tomada de tempos. “Consegui uma boa largada e na terceira curva já estava em segundo. Levei algumas voltas para passar o líder, mas depois consegui abrir e a corrida ficou mais tranqüila”, narrou o piloto, que vem se destacando em uma das categorias mais disputadas da modalidade.

Tojal procurou abrir vantagem já nas primeiras voltas da prova, executando uma estratégia que lhe permitiu controlar melhor seu ritmo quando a chuva apertou, na metade das 21 voltas previstas. “No começo da corrida estava garoando, mas a pista não estava tão ruim. Depois a chuva apertou e foi ficando mais difícil andar no limite. Muitos pilotos chegaram a escorregar em algumas curvas e eu procurei não errar para confirmar a vitória”, completou o piloto da Tecno Tools/Firepak/Sonic Motorsport/ Moa Preparações.

O Campeonato Paulista de Kart começou com um número de pilotos menor que o esperado (111 no total), mas os principais nomes da modalidade no país confirmaram presença, garantindo boas corridas. Com 16 pilotos no grid nesta primeira etapa, a Júnior manteve o status de uma das categorias mais disputadas da competição. “Acredito que o ano seja difícil, porque além de muita gente boa ter ficado na Júnior, o pessoal que subiu de categoria, vindo da Júnior Menor, também vem forte. Acho que existem pelo menos seis pilotos em condição de ganhar uma corrida, e isso deixa o campeonato imprevisível”, finalizou Gabriel Tojal.

Cercada de expectativa, a estréia da Shifter Kart decepcionou. Categoria mais rápida do país por usar karts com marcha e freios a disco também nas rodas da frente, a Shifter teve apenas cinco inscritos, resultado do alto custo de participação no campeonato. A expectativa para as próximas provas é de que o grid aumente, já que a boa dirigibilidade dos karts com câmbio agrada aos pilotos. A boa estréia no Campeonato Paulista foi a dos motores Honda de quatro tempos na categoria Cadete, que até o ano passado usava motores WTP, de dois tempos. A prova foi vencida pelo vice-campeão de 2003, Eduardo Banzoli Filho, e contou com a presença de um nome ilustre: Lucas Barros, filho do piloto de Moto GP Alexandre Barros. Lucas foi o sétimo colocado na prova.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.