Paulista: Rafael Monteiro conquista o bicampeonato

O paulista Rafael Monteiro (Ray-Ban/Birel/Quirino/Passoca) entrou para a história do kartismo brasileiro como um dos poucos pilotos a vencer consecutivamente o Campeonato Paulista de Kart nas categorias Graduados “B” e Graduados “A”, a mais importante do esporte. E o que valorizou ainda mais a sua conquista foi o fato de ter disputado os certames com dois equipamentos completamente diferentes: em 2002 foi campeão com um conjunto Mini/PCR e no último sábado (13/12) levantou o título máximo com um Birel/Parilla. “O Paulista é um campeonato que você tem que ser bom o ano inteiro. E com o bicampeonato, acho que fui bom durante dois anos seguidos, e ainda mostrei que me adapto rápido”, comentou o piloto de 16 anos de idade, sobre sua versatilidade ao mudar de categoria e de equipamento.

Com duas vitórias, uma pole position e quatro voltas mais rápidas como melhores resultados, Rafael Monteiro conquistou o maior triunfo que todo kartista almeja no certame mais difícil do kartismo no Brasil. E justamente no ano mais competitivo da Graduados “A”, já que cinco pilotos venceram na temporada, sete pilotos diferentes estabeleceram a volta mais rápida, e nove concorrentes largaram da pole position nas 11 etapas do campeonato, entre os 31 participantes na principal categoria da modalidade. “Foi uma temporada bem difícil e equilibrada, mas o Rafael levou tudo muito a sério, e mostrou muita frieza nos momentos decisivos. Ele fez por merecer mais esta conquista”, elogiou Wagner Quirino, preparador do chassi e chefe da equipe Ray-Ban/Birel/Quirino/ Passoca, também bicampeão. O título de Rafael Monteiro também foi muito comemorado pela fábrica de chassi Birel, que conquista pela primeira vez o Campeonato Paulista na categoria Graduados “A”. “O Rafa abraçou a marca e trabalhou muito bem no chassi junto com o Quirino. E era para ele ter ganhado também o Brasileiro, se não fosse jogado para fora. Eles não fizeram nada mais do que trabalhar no equipamento. Só temos que elogiar e parabenizar eles”, opinou Marcelo Petriccione, Diretor da Birel.

O próximo desafio de Rafael Monteiro será a Seletiva Petrobras de Kart, que tem início nesta terça-feira (16/12), reunindo os doze melhores pilotos do Brasil, para a disputa do prêmio de R$ 65 mil. “Será o meu primeiro ano na Seletiva Petrobrás, e acho que vou ganhar muita experiência concorrendo com pilotos muito fortes e experientes”, admite humildemente o bicampeão paulista, em no próximo ano deverá continuar correndo de kart. “No ano que vem tem mais. Em 2004 continuo no kart e vou tentar o Tri no Paulista, e ver se desta vez ganho o brasileiro. É o que eu espero”, planeja Monteiro.

A pontuação final do Campeonato Paulista de Kart, na categoria Graduados A, ficou assim:

1) Rafael Monteiro (SP), 78;

2) Rossini Sarkis (DF), 75;

3) David Trindade (SP), 70;

4) Dennis Dirani (SP), 58;

5) Carlos Iaconelli (SP), 46;

6) Rafael Suzuki (SP), 45;

7) Clemente de Faria (MG), 38;

8) Marcos de Vilhena (MG), 35;

9) Rafael Daniel (SP), 34;

10) Sérgio Jimenez (SP), 31 pontos.