Após seis meses de disputas e cinco etapas, o Campeonato Metropolitano de Curitiba de Kart chegou ao seu final no último sábado (13/12) com o encerramento da temporada de kart no Paraná. Os grandes vencedores foram os pilotos Liko Kaesemodel, campeão na Monomarca PCR, e Eliandro Morawski, que na última etapa conquistou o campeonato na Five Speed.
Com a organização da Kartmania, promoção feita pelo Kart Clube Curitibano e Raceland Internacional e com supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo, o Metropolitano de Curitiba de Kart foi a tentativa de fazer renascer o kartismo regional e também fazer voltar os bons pegas nas pistas da região metropolitana de Curitiba. Graças aos esforços de João Luiz Neto, o desafio foi lançado com uma categoria onde todos os motores são iguais e a diferença está no braço do piloto e não no equipamento. “A Monomarca PCR veio para ficar devido ao seu grande sucesso nesta primeira edição. Como os motores são fornecidos pela loja Kartmania e os karts são quase todos iguais, o que vale mesmo é o braço do piloto. Isso foi provado pelo número de vencedores. Foram cinco etapas e cinco vencedores diferentes. Para o ano que vem teremos a segunda edição e vamos aumentar o número de pilotos, que este ano foi de dezenove”, comemorou Neto, que é o dono da loja Kartmania, responsável pelos motores da Monomarca.
O título da Monomarca PCR ficou para a última etapa. Os pilotos Liko Kaesemodel, Guilherme Wiederkehr e Willian Starostik tinham chances de levar o campeonato. Na primeira etapa, Liko que largou em último veio buscando posições e terminou em quarto ficando bem próximo do título. Guilherme chegou logo atrás em quinto e Willian, que tem seu equipamento preparado pela Dago Kart Competições, venceu a prova.
A decisão do campeonato ficou então para a segunda e última bateria. Willian chegou em terceiro, Guilherme em segundo e Liko venceu a prova e acabou faturando o título na primeira edição da Monomarca PCR. Willian acabou ficando com o vice e Guilherme Wiederkehr, mesmo sendo um dos mais regulares da categoria, ficou em terceiro. Outros destaques da Monomarca foram os pilotos Felipe Pinheiro e Fernando Scotti, quarto e quinto no campeonato. “A Monomarca foi muito equilibrada e para o ano que vem será ainda mais, já que estamos estudando algumas mudanças para deixar a categoria cada vez mais competitiva”, explicou João Luiz Neto.
Na Five Speed, a decisão ficou entre os pilotos José Luiz Leite e Eliandro Morawski. Quem levou a melhor foi Eliandro que chegou em segundo e garantiu o título. José Leite terminou a prova em quinto. A prova foi vencida por Francisco Lima Júnior.
Para os pilotos, a categoria Monomarca PCR foi a grande atração do kartismo em Curitiba este ano. Foi uma categoria que voltou a agitar o kartismo e trazer para a pista pilotos que estavam parados por falta de competições. Para o ano que vem são esperados mais de vinte pilotos competindo na segunda edição da categoria. “Quem acompanhou as provas viu o quanto ela é disputada. Têm disputa em toda a extensão do kartódromo. É bonito e impressionante ver as corridas da Monomarca”, finalizou João Luiz, que foi o grande idealizador da categoria.