O piloto paulista Gabriel Tojal (Tecno Tools/Firepak/Sonic Motorsport /Moa Preparações) cumpriu a sua parte. Venceu de forma espetacular as duas últimas corridas do Campeonato Paulista Light de Kart, disputadas neste fim de semana (06/12), no kartódromo de Aldeia da Serra, em Barueri, na Grande São Paulo. Com os pontos das duas vitórias, das duas pole positions e das duas melhores voltas na 10ª etapa, Gabriel Tojal somou um total de 34 pontos – 17 em cada corrida – e sagrou-se vice-campeão do Paulista Light de Kart, chegando ao 115 pontos, já considerando os descartes. Com apenas seis pontos de diferença o piloto Nathan Silva ficou com o título da temporada de 2003.
“Foi uma temporada bem disputada do começo ao fim. O Nathan é um piloto muito bom e teve todos os méritos para ficar com o título”, respondeu Tojal, de apenas 13 anos, que fez em 2003 a sua segunda temporada completa no kartismo paulista.
“Fiz a minha parte, procurei me empenhar durante toda a temporada e conquistei importantes vitórias, sobretudo na rodada dupla deste fim de semana, para encerrar o ano com chave de ouro”, explicou o piloto da equipe Tecno Tools/Firepak/Sonic Motorsport/Moa Preparações. “As chances de conquista do título eram pequenas, mas como ainda existiam resolvemos arriscar tudo e foi perfeito. Mas o Nathan soube administrar o resultado da primeira corrida, terminando a prova em quinto, o suficiente para ficar com o título”, reconheceu Tojal.
Na primeira corrida da rodada dupla, Gabriel Tojal venceu de ponta a ponta, com 7seg382 de diferença para o segundo colocado, o piloto Jasse James Jr. A melhor volta de Tojal foi na 10ª passagem, com o tempo de 42s111. Na segunda prova do dia, Tojal novamente largou na frente, dominou todas as 18 voltas sem ser ameaçado por nenhum adversário e venceu com uma diferença ainda maior para o segundo colocado: 9seg132 para Nathan Silva. A melhor volta do prova também foi na 10ª passagem, com o tempo de 42s357.
Desde as primeiras etapas do Paulista Light de Kart ficou evidente que a disputa pelo título do Paulista Light de Kart de 2003 ficaria entre Nathan Silva e Gabriel Tojal. Do primeiro ao quarto turno, os dois foram os grandes protagonistas da temporada, em todos os quesitos: vitória, pole position e melhor volta.
No primeiro turno, Nathan venceu três corridas e foi quarto colocado em uma das quatro etapas, somando 45 pontos. Com apenas uma vitória, mas mantendo a regularidade, Gabriel chegou ao final do primeiro turno com 41 pontos. No segundo turno, com a disputa da primeira rodada dupla do ano, Nathan levou a melhor, somando 30 pontos, contra 20 de Tojal. No terceiro turno, composto por mais quatro etapas, Nathan somou 46 pontos; Tojal, 38 pontos. No quarto e último turno, com outra rodada dupla, Tojal foi o melhor, somando 34 pontos, contra 24 de Nathan. No final, 121 pontos para Nathan Silva e 115 para Gabriel Tojal.
Em número de vitórias, Nathan conquistou seis e Gabriel Tojal cinco ao longo da temporada. Na disputa por pole positions, Tojal foi superior, largando seis vezes na primeira colocação contra apenas duas de Nathan. Os dois também dividiram as melhores voltas em todas as corridas —exceto na nona etapa, quando Victor Correa foi o pole. Nathan foi o mais rápido em sete corridas e Gabriel Tojal em quatro.
Após 10 etapas, os seis primeiros colocados na temporada de 2003 do Campeonato Paulista Light de Kart foram os seguintes:
1) Nathan Silva, 121 pontos;
2) Gabriel Tojal, 115;
3) Douglas Hiar, 86;
4) Jesse James Jr., 69;
5) Victor Corrêa, 63;
6) Victor Carbone, 57 pontos.