Os simpatizantes dos direitos dos animais ganharam um nome por quem torcer no Desafio Internacional das Estrelas, prova de kart promovida por Felipe Massa que reunirá astros como Michael Schumacher, Vitantonio Liuzzi, Rubens Barrichello e Jeff Gordon (Nascar) neste fim de semana em Florianópolis. Líder da Stock Car, Ricardo Maurício decorou o kart de número 90 com os logos do grupo “Piloto Amigo dos Animais”, do qual é um dos fundadores, e da campanha “Adotar é Tudo de Bom”, recém-lançada com o propósito de conseguir um lar para 100 mil cães de rua nos próximos quatro anos.
“É uma campanha que merece todo apoio daqueles que se importam com os animais. Há uma estimativa de que o número de cachorros abandonados à própria sorte no Brasil seja de cerca de 20 milhões”, justifica. “São seres que sentem fome, frio, vivem em permanente situação de risco e dependem da nossa atenção”, acrescenta Maurício, dono da pastora Agatha, das maltesas Pipoca e Jo-Jo e da fox paulistinha Tuca.
O grupo “Piloto Amigo dos Animais” foi criado no início do ano por pilotos e chefes de equipe da Stock Car. Além de Ricardo Maurício, é integrado por Marcos Gomes, Guto Negrão, Felipe Maluhy, Daniel Landi, Gustavo Sondermann, Andreas Mattheis e Jorge Freitas. Recentemente, recebeu a adesão de Titonio Massa, pai do piloto da Ferrari, e a partir da etapa de Tarumã passou a contar com a participação de William Starostik, companheiro de Maurício na equipe Medley/W.A. Mattheis.
Na capital catarinense, o “Piloto” será representado também por Marcos Gomes, outro candidato ao título de 2008 da Stock Car. O próprio Schumacher, heptacampeão da Fórmula 1 e declaradamente apaixonado por cachorros, é uma espécie de patrono do grupo. Em meados da década de 90, ele adotou uma vira-lata que apareceu em Interlagos durante a semana do GP do Brasil e levou-a para sua casa na Suíça, depois de dar a ela o nome de “Flea” (Pulga).
O “Piloto” vem ajudando uma protetora da Serra da Cantareira (São Paulo) a manter um sítio com mais de 120 cachorros de rua, grande parte deles recolhida em precárias condições de saúde. Animais de várias raças e uma maioria de vira-latas recebem cuidados veterinários, são vermifugados e castrados e depois são colocados para adoção. Apenas de ração são consumidas quase duas toneladas mensalmente.
A campanha “Adotar é Tudo de Bom” é uma iniciativa da MARS Brasil, fabricante das rações Pedigree e Whiskas, e pretende arrecadar R$ 1 milhão que serão repassados para instituições e abrigos de cães em 2009. Maurício repassou o seu cachê em ração para a protetora atendida pelo “Piloto Amigo dos Animais”.