Paulo Mendes volta após 5 meses afastado

Depois de cinco meses afastado da modalidade, o piloto Paulo Mendes voltou a acelerar um kart neste sábado (22/11), durante os treinos oficiais visando a sétima etapa do Campeonato Goiano, que será disputada neste domingo (23/11), no Kartódromo Henrique Santillo, em Itumbiara. Mendes estava correndo na Fórmula São Paulo, mas vai dedicar o restante da temporada 2003 ao Goiano de Kart.

Dono de um currículo apreciável na modalidade – inclusive um título de campeão brasileiro na Cadete -, o piloto brasiliense radicado em Goiânia irá competir na classe Graduado, que reúne os mais experientes do kart goiano. O primeiro dia de volta ao kartismo não foi nada fácil, mas Paulo considerou o resultado geral bastante positivo, levando-se em conta todos os fatores envolvidos no processo.

Ele aproveitou os treinos livres para amaciar motores e pegar mão do circuito de Itumbiara. Mendes conhecia a pista de vista, pois acompanhou o Campeonato Brasileiro, realizado nela no último mês de julho, mas nunca havia andado no circuito. Por tudo isso e aproveitando que as tomadas de tempo para definir posições de largada só acontecerão no domingo (23/11), dia da prova, ele optou por um tranqüilo trabalho de readaptação e ajuste do equipamento.

Paulo sequer utilizou os pneus de banda amarela, adotados pela categoria no Goiano, treinando com os de banda vermelha, que têm desempenho inferior em termos de velocidade. “Meu negócio hoje (sábado, 22/11) não era exatamente obter tempo muito bom, mas sim me adaptar novamente ao kart e ajustar meu equipamento para a hora que a coisa realmente começar para valer”, explicou ele, que amaciou dois motores durante os treinos oficiais.

Para o domingo, entretanto, Paulo Mendes pretende que as coisas sejam bem diferentes, apesar das muitas dores que está sentindo no corpo todo. “Não andava de kart desde junho. Acho que tinha me esquecido a dureza que isso é. Mas não tem problema não. Acho que para as tomadas de tempo já estarei bem readaptado e vai dar para acelerar forte e andar na mesma balada dos adversários”, afirmou bem humorado o piloto.

A programação da sétima etapa do Goiano de Kart estabeleceu o dia de sábado (22/11) para a realização de treinos livres oficiais, ficando as sessões classificatórias destinadas a definir posições de largada marcadas para o domingo (23/11), mesmo dia das corridas. No domingo, as atividades no Kartódromo Henrique Santillo terão início às 7hs30. As tomadas de tempo começarão ás 8hs30 e a primeira largada está prevista para as 10hs10.