Em mais uma demonstração de que o trabalho da Comissão de pilotos e chefes de equipes criada para reorganizar o Kart goiano vem surtindo efeito, a modalidade irá retomar mais uma categoria que estava desativada durante a disputa da sétima e antepenúltima etapa do Campeonato Goiano de Kart, que será realizada no próximo final de semana (22 e 23/11), no Kartódromo Henrique Santillo, em Itumbiara, em programação conjunta com a Fórmula 200. Trata-se da Kart Cadete, o jardim de infância do kartismo, que estava sem competições em Goiás.
Por enquanto será apenas uma corrida de demonstração, cujo objetivo será chamar a atenção de pais e jovens que desejam entrar na carreira de piloto de competições. A Kart Cadete utiliza motores menos possantes e destina-se a competidores com idade entre oito (8) e 10 anos, constituindo-se, desta forma, na verdadeira porta de entrada para o automobilismo. Em Goiás a categoria já fez história, tendo revelado, inclusive, um campeão brasileiro. Foi o piloto Hélio Henrique Brandão, que ficou com o título nacional na temporada de 1997.
Isso sem falar nos inúmeros pilotos que começaram na Kart Cadete e hoje brilham em outras categorias, inclusive do automobilismo propriamente dito, ou seja, já competindo com automóveis e fórmulas. Agora a Comissão quer retomar as competições de Kart Cadete. “Isso está no nosso projeto desde o início. Ainda não havíamos colocado em prática porque pretendemos ir fazendo as coisas paulatinamente, de forma a que consigamos executar todos os nosso projetos”, explica José Eduardo Chaves, ex-piloto e atual chefe de equipe.
Três jovens pilotos irão participar da prova de demonstração em Itumbiara. São eles Vitor Martins, irmão mais novo do piloto Cayriton Martins, que atualmente está na Graduado; Pedro Guilherme; e Lucas Palhares, filho do piloto Luciano Palhares, que também estreou na Fórmula 200 na etapa de Goiânia, disputada no final de outubro passado, na Praça Cívica. Ainda sem pensar em competitividade, embora com vontade de vencer, todos estão bastante otimistas e certos que esta será a largada para novas e fortes emoções.
A programação oficial do evento de Itumbiara será aberta às 10hs30 do sábado (22/11), com a primeira sessão de treinos livres do Kart, reunindo as categorias Júnior (Maior e Menor) e Cadete. Contudo, o sábado será totalmente dedicado aos treinos. Todas as provas irão acontecer no domingo (23/11). A primeira prova da programação terá início às 10hs10 e será a bateria para as categorias Júnior. No total, serão realizadas seis corridas, sendo quatro para o Kart e duas para a Fórmula 200. Apesar do programa extenso, os organizadores pretendem encerrar toda a programação por volta das 14hs40, com a realização da cerimônia de pódio para todas as categorias.