Paulo Mendes estréia no Goiano

Quando os pilotos acelerarem no reformado Kartódromo Henrique Santillo, em Itumbiara, no próximo final de semana (22 e 23/11), para a realização da sétima etapa do Campeonato Goiano de Kart desta temporada, o certame estará entrando em sua fase crucial. Com praticamente todos os títulos ainda em aberto – a exceção é a categoria Júnior Menor, na qual o jovem piloto Gabriel Navarrete (Teuto) sagrou-se campeão antecipado -, será dada largada para uma estonteante reta final, com três provas que prometem ser de tirar o fôlego.

A de Itumbiara será apenas a primeira delas. Contudo, deverá ser uma das mais agitadas. Motivos não faltarão. Basta dizer que, além das disputas pelos títulos nas categorias ainda em aberto, a etapa terá como atrativos extras o retorno de alguns pilotos, além da presença de competidores de outros Estados, como Minas Gerais – especialmente do Triângulo Mineiro -, São Paulo, Brasília e competidores das cidades goianas da região. Entre os que estão voltando, um dos destaques é Vanderlan Alcântara Júnior.

Outro será Paulo Mendes, piloto brasiliense radicado em Goiânia que estava correndo na Fórmula São Paulo, mas que fará o restante do Goiano de Kart. Dono de um currículo apreciável na modalidade – inclusive um título de campeão brasileiro na Cadete -, Mendes perdeu a paciência com sua equipe na Fórmula São Paulo e decidiu abandonar a categoria após uma longa série de constantes quebras, que praticamente impediu o piloto de participar da competição desde a quarta etapa da temporada. Paulo sequer conseguia realizar duas sessões completas de treinos seguidas.

Agora ele vai voltar suas atenções para o kart, enquanto negocia sua transferência para o automobilismo norte-americano no final de 2004. “Estamos negociando com algumas equipes e categorias de lá. A idéia é ir participar da temporada de inverno, no final do ano que vem. Até lá pretendo me dedicar ao Goiano de Kart, que tem um nível técnico muito bom e está num processo de reestruturação muito legal”, explicou ele. De fato, Mendes chega num momento em que a modalidade passa por uma bem sucedida revitalização.

Por tudo isso, o piloto sabe que não terá vida mansa. Além dos adversários, outro obstáculo considerável para ele será o fato de nunca ter andado no circuito de Itumbiara. “Estive lá assistindo ao Brasileiro, mas foi só. Terei que descobrir ajustes de equipamento e jeito de pilotagem nos treinos oficiais. De qualquer maneira, estou bastante animado. Gosto muito de andar de kart e tenho certeza de que a prova será emocionante”, disse Mendes. A sétima etapa do Goiano de Kart será realizada num evento conjunto com a Fórmula 200.