500 Milhas: Acidente acabou com as chances de Rafael Suzuki

4 horas da manhã. Este foi o momento decisivo para Rafael Suzuki e seus companheiros de equipe na 7ª edição das 500 Milhas, realizada no último final de semana no Kartódromo da Granja Viana. Foi nesta hora que um acidente acabou com as chances da equipe composta por Suzuki, Clemente Faria Jr, Felipe Polehtto e Adriano Buzaid de vencer a prova mais badalada do kartismo brasileiro.

Os 73 karts que disputaram a prova foram divididos em dois grupos para a tomada de tempos e o kart 101 da Allatere Racing ficou no grupo mais forte, o que não desanimou a equipe, que fez o 3º tempo no grupo e largou assim da 5ª posição.

Rafael Suzuki foi o escolhido para a largada e durante as primeiras 80 voltas da prova travou belos duelos com os ponteiros, já que revezava-se constantemente entre os cinco primeiros colocados. Rafael Suzuki, Vitor Meira, Juan Pablo Montoya, Adriano Pizzonia e Paulo Leme disputavam palmo a palmo a liderança da prova.

Após seu turno, Suzuki entregou o kart para Clemente Faria Jr., que logo voltava para a briga. Porém, problemas em um cubo de roda obrigaram Clemente a ir aos boxes para efetuar reparos. A parada imprevista fez com que a equipe perdesse cinco voltas e Clemente voltou para a pista em 38º lugar, mas em uma bela prova de recuperação, o piloto mineiro recuperou 30 posições, entregando o kart na 8ª colocação para Felipe Polehtto.

Polehtto também fez uma bela corrida e após seu turno foi a vez de Adriano Buzaid assumir a condução do kart preparado pela Allatere Racing. Quando estava na 6ª colocação, Buzaid bateu forte por culpa de um retardatário que rodou na sua frente e com a carenagem seriamente avariada e o chassi bastante torto, a equipe perdeu em torno de 40 voltas nos boxes tentando sanar os problemas. Quando retornou para a pista, a equipe já se encontrava na 50ª posição.

Mesmo com o kart torto, os pilotos ainda viraram rápido e correndo atrás do prejuízo, conseguiram recuperar 18 posições para finalizar em 32º.

“Foi uma pena, pois tínhamos certeza de que um bom resultado viria. Queríamos terminar no mínimo entre os três primeiros, mas um azar do Buzaid, que em cinco voltas terminaria seu turno, impediu que chegássemos lá. Algumas equipes que terminaram entre os cinco primeiros estavam atrás da gente quando batemos. Mas não faz mal, no ano que vem vamos buscar a vitória. Corrida longa é assim mesmo”, conformava-se Rafael Suzuki ao fim da prova, que foi vencida pelo trio Christian Fittipaldi, Mario Haberfeld e Charles Fonseca.

O próximo compromisso de Rafael Suzuki será a disputa da 10ª etapa do Campeonato Paulista de Kart, o estadual mais disputado do Brasil, que acontecerá no dia 22/11, no Kartódromo da Aldeia da Serra.