500 Milhas: Tony e Barrichello terminam em 13º

O trio formado pelos pilotos Tony Kanaan, Rubens Barrichello e Felipe Massa, mais o norte-americano Marco Andretti, não conseguiu repetir o desempenho dos anos anteriores nas 500 Milhas da Granja Viana, neste domingo (09/11), no Kartódromo Internacional da Granja Viana, em Cotia, na Grande São Paulo. Desde o início da prova a equipe teve problemas com seu kart e nem pôde pensar em ficar com mais uma vitória na corrida mais tradicional do kartismo brasileiro. Depois de 644 voltas, a vitória ficou nas mãos de Christian Fittipaldi, Mário Haberfeld e Charles Fonseca. Kanaan/Rubinho/Massa/Andretti terminou a corrida na 13.ª posição.

“Corrida longa tem dessas coisas. Fazer o quê?”, disse Tony Kanaan, logo após a prova, onde o kart apresentou problemas no rendimento do motor desde a largada, forçando Rubens Barrichello, o primeiro a assumir o kart, parar nos boxes duas vezes antes de completadas 10 voltas. “Na primeira parada a gente perdeu muitas voltas e depois o Rubinho teve de entrar nos boxes de novo, por causa de uma penalização de cinco minutos. A partir disso já percebemos que brigar pela vitória seria impossível”, explicou Kanaan, que na última sexta-feira (07/11) se casou em São Paulo com Daniele. “Foi um final de semana maravilhoso. Me casei e ainda passei a lua de mel fazendo uma das coisas que eu amo”, brincou o piloto de 28 anos.

Kanaan ainda pôde contar na prova com vários amigos, como o espanhol Oriol Servia, o norte-americano Jimmy Vasser, o mexicano Michel Jourdain Jr. e, especialmente, o italiano Alessandro Zanardi — com exceção de Vasser, todos foram padrinho de casamento. Formando equipe com Vasser, Jourdain e Servia, Zanardi cruzou a linha de chegada na quarta posição. “Não me canso de dizer o quanto admiro e tenho carinho pelo Zanardi, não tenho palavras pra descrever isso. Estou muito feliz pelo quarto lugar que ele conquistou aqui na Granja”, disse Kanaan, piloto da Andretti Green, da IRL. “O Christian também está de parabéns. A equipe dele fez uma excelente estratégia e conseguiu uma grande vitória”, elogiou.

Agora, Tony Kanaan vai descansar e vai curtir a verdadeira lua de mel com a esposa. “A temporada na IRL foi bastante desgastante, cansativa. Quero curtir o máximo a lua de mel, depois as férias e só então vou pensar em voltar ao trabalho”, disse Kanaan que ainda tem cinco anos de contrato com a equipe Andretti Green na IRL. “No ano que vem estaremos aqui na Granja de novo para tentar conquistar o pentacampeonato das 500 Milhas. A gente sabia que este ano seria bem mais difícil, tinha muita gente com condições de vencer a prova. Mesmo assim, conseguimos sair da 61.ª posição e terminar em 13.° lugar. Isso já foi um ótimo resultado.”