500 Milhas: Kart de Zanardi já está pronto

O kart especial que Alessandro Zanardi terá à disposição para as 500 Milhas da Granja Viana já está pronto e à espera do italiano, que tem chegada a São Paulo prevista para a manhã desta quinta-feira e à tarde deve iniciar os treinamentos para a prova em Cotia. Nessa quarta-feira, o kart – com acelerador manual e freio no pedal do lado direito – foi testado pela primeira vez por Tony Kanaan. De acordo com o piloto da Indy Racing League, a “engenhoca” foi aprovada com louvor.

“Tudo funcionou sem qualquer problema. É claro que estranhei um pouco as freadas com o pé direito, já que nos karts convencionais usamos o esquerdo. Mas o acelerador é facílimo de operar. Com uma hora de treinos, o Zanardi vai pegar a mão tranqüilamente”, garantiu Kanaan. Zanardi perdeu as pernas em pavoroso acidente na Fórmula CART no GP de Lausitzring, em 2001, e recentemente retornou ao automobilismo em uma BMW adaptada no Campeonato Europeu de Turismo.

Para acelerar o kart, Zanardi acionará uma espécie de alavanca instalada atrás do lado esquerdo do volante. “Foi o que ele nos pediu. Além disso, disse que gostaria que o freio fosse invertido para o pedal direito. Os dois mecanismos são simples e não deram muito trabalho. Agora, vamos ver o que ele acha quando aparecer aqui”, explicou Zequinha Giaffone. O kit foi projetado por Zequinha e fabricado na ZF, empresa da família especializada na construção de karts e chassis de competição. O norte-americano Jimmy Vasser, o mexicano Michel Jourdain Jr. e o espanhol Oriol Servia, companheiros de equipe de Zanardi, dividirão um segundo kart, concessão oferecida pelos promotores do evento.