500 Milhas: Prova consumirá quase 4,5 mil litros de combustível

Cerca de 4,5 mil litros de combustível deverão ser consumidos durante as 500 Milhas da Granja Viana, o mais longo e importante evento do calendário do kart nacional. De acordo com Zequinha Giaffone, um dos organizadores da prova deste fim de semana em Cotia, na Grande São Paulo, cada um dos 70 karts – imaginando-se que todos cheguem ao final das quase 12 horas de corrida – gastará em média pouco mais de 60 litros de gasolina. “Os karts devem largar com sete litros e fazer de oito a nove reabastecimentos”, prevê.

Segundo o regulamento das 500 Milhas da Granja Viana, cada piloto poderá fazer o máximo de três horas por turno, com uma de descanso. A autonomia dos motores Honda GX 390, no entanto, é estimada em aproximadamente uma hora e quinze minutos. As equipes vão alinhar o mínimo de três e o máximo de 10 pilotos. Embora a idade mínima dos corredores seja de 14 anos, as equipes podem inscrever um de até 12 anos.

Os pneus também oferecem números interessantes nas 500 Milhas da Granja Viana. Caso o tempo esteja firme durante a prova, um total de 840 pneus será gasto pelos pilotos. “Além do jogo inicial, as equipes farão pelo menos duas paradas para troca”, adianta Zequinha, ex-kartista e ex-piloto de categorias como Fórmula Chevrolet, Toyota Atlantic e Indy Lights.

A quebra ou desgaste de componentes poderá provocar a necessidade de paradas extras. Embora o comprimento da pista tenha aumentado para 1.250 metros neste ano, o número recorde de karts transformará o tráfego pesado em inimigo número um dos líderes. “O segredo estará em andar rápido, mas na ponta dos dedos. Quem andar acima do limite poderá se envolver em acidentes que custarão um longo tempo de conserto nos boxes”, avisa Felipe Maluhy, vencedor da edição de 1999.

O norte-americano Marco Andretti, que formará na equipe de Rubens Barrichello, Felipe Massa e Tony Kanaan, foi o primeiro piloto estrangeiro a chegar a São Paulo. Ele deveria participar dos ensaios desta quarta-feira, marcados para o período das 12 às 13h30 horas. A partir de amanhã, os astros internacionais – Juan Pablo Montoya, Alex Zanardi e Jimmy Vasser, entre outros – deverão tomar dos treinos oficiais, ao lado dos brasileiros.