Enquanto quase 70 karts na pista e mais de 200 pilotos nos boxes do Kartódromo da Granja Viana faziam um barulho ensurdecedor nos treinos de segunda-feira (03/11) à noite e terça-feira à tarde (04/11), preparatórios para a sétima edição das 500 Milhas da Granja Viana, que terá largada as 22h30 de sábado (08/11), um piloto passava imune a todo este burburinho, só concentrado em acelerar cada vez mais. Era Júlio Reis (Loctite/Liofol/ Henkel), único piloto completamente surdo da América Latina e que ainda tem problema de labirinto de nascença, o que dificulta ainda mais a sua pilotagem na prova de gala do kartismo brasileiro. “O bom é que nada o perturba. Ele tem concentração máxima”, avisa Cláudio Reis, pai do piloto.
Júlio Reis começou a correr de kart em 2001, e vem melhorando o seu desempenho a cada temporada, passando por cima das suas limitações com muito esforço e dedicação. Este paulista de 17 anos está participando pela terceira vez das 500 Milhas da Granja Viana, e seu maior orgulho é dividir a pista com Rubens Barrichello, o seu grande ídolo. “Quando ele não está pilotando, ele some no meio da multidão dos boxes. Então, é só ir ao box do Rubinho que ele está lá, tentando conversar por sinais com o ídolo dele”, conta o pai do rapaz. “Ainda bem que o Barrichello é uma pessoa maravilhosa, muito boa e paciente, e sempre dá atenção ao Júlio. Vocês não imaginam como isto é importante para vida dele”, elogia Cláudio Reis, emocionado e agradecido ao piloto de Fórmula 1.
Até conseguir a sua primeira vitória, no meio desta temporada, Júlio Reis teve que passar por muito treinamento, só possível por sua persistência e tenacidade. “Ele não parava na pista, rodava muito. É que ele não tem equilíbrio, por causa do problema de labirinto. Então, quando entendi melhor o problema dele, fizemos um acerto diferenciado, deixando o kart bem mais estável”, contou o preparador de kart Ayrton Alcindo. “Ele também batia muito na largada, pois não escuta a desaceleração dos concorrentes que iam à frente dele. Nós ensinamos alguns macetes para ele ficar esperto, e está dando tudo certo”, diz o técnico e chefe da equipe Loctite/Liofol/Henkel/Alcindo Racing, todo orgulhoso por ter ajudado o piloto a conquistar a sua primeira vitória no kartismo.
Nesta edição das 500 Milhas da Granja Viana Júlio Reis vai correr na equipe Loctite/Liofol/Henkel/Alcindo Racing, dividindo a pilotagem nas 12 horas de prova com Thiago Schiamarella, Lars Muller, Walter Cúria, Antonio Andolpho e Marcelo Cardassi. Os treinos livres para a competição acontecerão diariamente, no Kartódromo da Granja Viana, no Jardim Glória, em Cotia (SP). Hoje (quarta-feira) o horário será das 12 horas até 13h30. Na quinta-feira, das 9 horas até 17 horas, e na sexta-feira, das 9 horas até 18h20. No sábado, dia da competição, os pilotos poderão treinar livremente durante 5 horas a partir do meio dia. Depois, serão realizados duas sessões de tomada de tempos de 15 minutos de duração cada uma, com início as 18h45 e 18h45. A largada está confirmada para 22h30.
