Goiano: Show de técnica e habilidade

Mais uma vez as expectativas se confirmaram e a sexta etapa do Campeonato Goiano de Kart, disputada neste domingo (5/10) no Kartódromo Ricardo Santos, em Goiânia, apresentou novo show de perícia dos pilotos das várias categorias da modalidade. Os ganhadores da rodada foram Armando César Filho (Francar/Massageol), na Graduado; Kleber Justino (Copo de Leite/Pick-Up Center), na Sênior; Cleiton Cesário (Vizzion Jeans/Alliance), na Máster; José Carlos, na Máster Light; Helvis Paulino (TAM/Massageol/Sete/Néctar/Francar), na RD 135; Ricardo Riemma (Minuano), na Júnior Maior; Gabriel Navarrete (Teuto), na Júnior Menor; e Oswaldino Filho, na Novatos.

A primeira prova do programa reuniu os pilotos das classes Júnior. Ricardo Riemma deu uma aula de persistência e venceu na classificação geral da bateria e na Júnior Maior, garantindo o primeiro lugar na última curva. Riemma já havia sido o mais rápido nos treinos de classificação, conquistando a pole position. Contudo, ele perdeu a liderança da prova para Alex Vitor (Friboi/Sold’Arco) ainda na primeira volta. Os dois mantiveram essas posições durante toda a corrida, até que Ricardo superou o rival com uma bela ultrapassagem a poucos metros da bandeirada final.

Com este resultado, a classificação da categoria ficou mais equilibrada ainda. Agora Alex Vitor lidera com 54 pontos, apenas um de vantagem para Ricardo Riemma, que tem 53. Na Júnior Menor, Gabriel Navarrete, o mais jovem piloto do kart goiano, garantiu o título da temporada na classe por antecipação ao vencer a prova. Com isso, ele se tornou o primeiro piloto a sagrar-se campeão goiano de kart em 2003, ganhando o certame três etapas antes do seu final.

A segunda corrida do dia foi para os pilotos da Sênior e da Máster. O nome da prova foi Kleber Justino, que ganhou na classificação geral e na Sênior de ponta a ponta. Foi a segunda vitória consecutiva de Justino, que demonstra, assim, que está retomando a sua velha forma. Na segunda posição chegou Elon Cesário (Vizzion Jeans), enquanto Verberley Del Rey (Oxel/Arara Racing) ficou com o terceiro lugar. Clayton Cesário terminou em terceiro lugar na bateria, ganhando a corrida na categoria Máster, seguido por Leandro Finotti (Puma Rodas), em segundo; e Alessandro Alberto (Govidros/Pneus Leal), em terceiro.

Após a sexta etapa, a classificação da Sênior se manteve com Veberley Del Rey na primeira colocação, agora com 56 pontos. Elon Cesário é o segundo, com 40 pontos. O vencedor da rodada, Kleber Justino, subiu para o terceiro lugar, com 31 pontos. Na Máster, o ponteiro é Galdino Queiroz (Canabrava Transportes), que abandonou a pista nesta etapa, mas permanece em primeiro na classificação com 45 pontos. Alessandro Alberto é o segundo colocado, com 44 pontos, enquanto Leandro Finotti e Clayton Cesário estão empatados em terceiro com 39 pontos cada.

Na Graduado, Armando César Filho confirmou a boa fase e ampliou sua vantagem na liderança do certame ao vencer a bateria do grupamento Sprint, que contou, inclusive, com a presença de dois pilotos de Brasília. Cayriton Martins (Terra Editora/Anima Filme) saiu da pole position e liderou as primeiras 10 voltas, mas acabou abandonando com o motor travado. Foi quando ‘Armandinho’, que havia vencido um acirrado duelo contra Hélio Brandão (JR Alumínios/EBEG Engenharia/Agel/WTC Sinaliza/Gov de Goiás/Brother & Company), assumiu a ponta para não mais perder. Na segunda posição chegou ‘Helinho’.

O brasiliense Osvaldino Filho foi o vencedor na Novatos, seguido por Rodolpho Santos (Francar), em segundo; e o também brasiliense Dênio Filho, em terceiro. Como os pilotos do Distrito Federal não marcam pontos no certame goiano, para efeito de pontuação a vitória ficou com Rodolpho Santos, que assumiu a liderança da categoria. A última bateria do programa reuniu competidores da RD 135, os karts que utilizam caixa de câmbio; e da Máster Light.

Foi uma prova com vários e bons duelos, vencida na classificação geral por José Carlos, da Máster Light. O segundo lugar ficou com Rodrigo Rappa, com Gustavo Forte em terceiro. Helvis Paulino foi o segundo na geral e ganhou na RD 135, seguido por Fabiano Cecílio (Fabiance/Cevel/Ventura/Consplan) e Maurício Júnior, respectivamente no segundo e terceiro lugares. Paulino continua na ponta da classificação da RD, com 63 pontos; enquanto José Carlos é o primeiro na Máster Light, com 22 pontos.