O piloto mineiro Clemente Faria Jr. (Oi/Minamáquinas/Barbosa Mello) disputa neste sábado (4/10) a 9.ª etapa do Campeonato Paulista de Kart. A prova será realizada no Kartódromo de Interlagos, na capital paulista. Bicampeão brasileiro, Clemente pretende usar a prova para acertar o equipamento com o qual irá disputar a Copa Brasil de Kart, que começa no próximo dia 14 de outubro, em Palmas, no Tocantins. “A Copa Brasil é um torneio importante e já cheguei perto do título duas vezes. Quero chegar muito bem preparado para brigar na ponta outra vez”, disse o piloto mineiro.
Além de se preparar na Copa Brasil, Clemente Jr. busca um bom resultado em Interlagos para esquecer a frustração por não poder disputar o Mundial de Kart 2003. O piloto mineiro chegou a se inscrever para a competição depois que a CNK – Comissão Nacional de Kart, anunciou que todos os pilotos que haviam competido no Pan-Americano de Kart 2003, torneio no qual Clemente Jr. foi o pole position, estariam credenciados a se inscreverem para o Mundial de Kart.
No entanto, o anúncio divergia do regulamento vigente da CIK – Comissão Nacional de Kart, no quesito que trata da concessão da licença “A”, documento que permite ao piloto de kart disputar o Campeonato Mundial. Pelo artigo 29 do Regulamento Internacional o piloto precisa participar de um torneio organizado pela CIK, como o Campeonato Pan-Americano, mas só pode requerer a licença “A” se terminar o torneio entre os 33% melhor classificados na competição. Como o Pan 2003 teve apenas 20 inscritos, somente os 6 primeiros colocados poderiam se candidatar à licença. Apesar de ser bicampeão nacional nas categorias Sudam Jr. e Sudam C, curiosamente as duas únicas reconhecidas pela CIK entre as 11 categorias que disputam o Brasileiro de Kart, Clemente Jr. ainda não pode pleitear a licença A. “Esse critério do resultado final do Pan é muito rigoroso. Fiz a pole do torneio, com recorde de pista, ganhei uma eliminatória, liderei parte da bateria final, mas não vou ao Mundial porque o motor quebrou na final”, lamentou Clemente.
Confiante na informação divulgada no Brasil, o piloto mineiro já estava de malas prontas para disputar o Mundial na Itália, no final de outubro. “Eu já tinha fechado com uma equipe e cheguei a treinar na Europa, quando recebi a notícia que minha inscrição não tinha sido aceita por esse problema burocrático”, explica Clemente Jr. “Estou chateado, mas vou lutar para disputar o Mundial em 2004. Tomara que esse episódio sirva para motivar os dirigentes brasileiros a brigarem por mais oportunidades para os seus pilotos”, finaliza.